Sophia e o Direito à Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2025.v20.n3.54199Palavras-chave:
Direito à aprendizagem, Educação, Infância, Base Nacional Comum CurricularResumo
A presente resenha examina em linhas gerais o livro “Sophia e o Direito à Aprendizagem”, do Professor Clodomiro José Bannwart Júnior, que aborda os direitos de aprendizagem na fase infantil estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como pano de fundo experiências concretas, vivenciadas pela filha do autor. Resgatam-se, para tanto, alguns dos pontos e características principais do livro, atentando-se, notadamente, para a aproximação do direito à aprendizagem às condições de possibilidade da educação, sobre as quais o autor reflete valendo-se da sua própria história como pai e educador. O direito à aprendizagem, para que se configure plenamente em direito, há que se efetivar. O livro em tela, achegando-se à empiria, constitui um instrumento contributivo para tal.
Palavras-chave: Direito à aprendizagem; Educação; Infância; Base Nacional Comum Curricular.
Downloads
Referências
BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José. Sophia e o Direito à Aprendizagem. Londrina: Engenho das Letras, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Lebbos Favoreto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





