Estado-Nação, biopolítica e fenômeno migratório: o reconhecimento do migrante frente ao cenário biopolítico

Autores

  • Fernando Hoffmam Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).
  • Juciélle Flores Marques Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n1p114

Palavras-chave:

Estado. Nacionalismo. Biopolítica. Migração. Direitos Humanos.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo o estudo sobre o reconhecimento do outro enquanto sujeito de direitos no Estado-nação, acerca do fenômeno migratório frente ao cenário biopolítico. Devido ao fato de a mobilidade humana transcender as fronteiras, o espaço de ação do migrante questiona os limites e funções do Estado, tanto no que concerne sua recepção ao corpo social, quanto aos requisitos para enquadrar-se enquanto detentor do direito a ter direitos. O espaço do migrante não é o espaço Estatal, mas nele produz diferentes formas de interação e demanda ampliação, redefinindo suas estruturas, o que pressupõe a compreensão da complexidade de relações que o fluxo migratório carrega. Assim, pretende-se analisar a compreensão do migrante enquanto sujeito de direitos perante o cenário biopolítico, e a concretização da universalidade dos Direitos Humanos, frente ao Estado nacionalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES no Mestrado e Doutorado; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculados a FDV/ES, a ESDHC/MG e ao CNPQ; Professor Adjunto I do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC) registrado junto à UFSM/RS e ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Juciélle Flores Marques, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago).

Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago).

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Hoffmam, F., & Flores Marques, J. (2020). Estado-Nação, biopolítica e fenômeno migratório: o reconhecimento do migrante frente ao cenário biopolítico. Revista Do Direito Público, 15(1), 114–136. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n1p114

Edição

Seção

Artigos