Morosidade processual e a responsabilidade civil do Estado

Autores

  • Alessandro Bontempi Universidade Estadual de Londrina
  • Roberto Wagner Marquesi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p121

Palavras-chave:

Direito público

Resumo

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45/2004 foi incluído na Constituição Federal, no rol dos direitos fundamentais, a razoável duração do processo cujo objetivo é alcançar celeridade no tramite processual. Contudo, passados 13 anos da publicação da Emenda essa celeridade ainda se encontra longe do razoável. Assim, neste trabalho, dois focos foram abordados. Primeiramente, busca-se na literatura nacional e no direito comparado o conceito de razoável duração do processo. Em seguida destacamos no ordenamento nacional e no estrangeiro, as principais posições doutrinárias e jurisprudenciais a cerca da responsabilização objetiva do Estado pelo não cumprimento da razoável duração do processo, além de teses contrárias a esta.  Para demonstrar que a promessa constitucional ainda é uma distante realidade no Brasil, foram pesquisados dados que possibilitam estimar o tempo médio para baixa de um processo em primeira instância, comparando estes dados com ordenamentos estrangeiros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Bontempi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina; Advogado.

Roberto Wagner Marquesi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo-USP; Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina-UEL; Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná nos cursos de graduação e pós-graduação; Advogado.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Bontempi, A., & Marquesi, R. W. (2019). Morosidade processual e a responsabilidade civil do Estado. Revista Do Direito Público, 14(1), 121–138. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p121

Edição

Seção

Artigos