A precarização do trabalho docente: análise crítica das alterações no ambiente de trabalho produzidas no ensino superior a distância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p10Palavras-chave:
Ambiente de trabalho, Ensino a distância, Precarização, Trabalho docenteResumo
A presente pesquisa aborda, utilizando-se do método dedutivo e como meio de pesquisa o levantamento bibliográfico, a precarização do trabalho docente no ensino superior a distância no Brasil, acarretada, principalmente, pelas mudanças no seu ambiente de trabalho produzidas em parte peloemprego de novas tecnologias. A não regulamentação dessa forma específica do trabalho justifica o seu estudo, sendo que o emprego das novas tecnologias inseridas nesse meio laboral trouxeram consequências danosas, podendo ser afirmado que ocorreu grandes mudanças na maneira da prestação do trabalho. Conclui-seque o trabalho doprofessor noensino superior a distância encontra-se em processo de desumanização, carecendo de uma regulamentação específica que seja suficiente para preservar a dignidade humana. Enquanto isso não acontece, as decisões judiciais sobre a matéria deverão buscar, nosprincípios norteadores do Direito do Trabalho e do Direito Ambiental do Trabalho, os parâmetros de proteção ao trabalho docente inserido nesse processo.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Ensino a distância. Precarização. Trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.