Entre o clássico e o contemporâneo: uma (re) leitura dos fundamentos históricos do direito constitucional comparado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n3p97Palavras-chave:
Direito constitucional, Direito Comparado, Suprema corteResumo
O presente trabalho tem por escopo desempenhar um resgate sucinto da origem e do desenvolvimento do direito constitucional comparado, dando-se uma atenção para aquilo que o caracteriza modernamente. Em tal âmbito, cuida-se de demonstrar que esta não se trata de uma disciplina surgida recentemente, embora por conta de diversos fatores o interesse pela mesma tenha ao longo do tempo variado. À vista disso, o que se propõe apresentar é que nos dias correntes, a utilização de referências estrangeiras de natureza constitucional pelas supremas cortes, muito em conta provocada pelos recentes processos de globalização e de proliferação de constituições escritas, foi responsável tanto por fazer ressurgir o interesse acadêmico pelo direito constitucional comparado, quanto por renovar os questionamentos a ele inerentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.