Da Legitimidade do Ministério Público para propor Ação Civil Pública relativa à Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública

Autores

  • Karina Mayumi Oquendo Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n3p77

Palavras-chave:

Direito público, Constituição.

Resumo

O presente artigo tem como tema a legitimidade do Ministério Público para propor Ação Civil Pública na defesa dos interesses transindividuais de ordem tributária, especificamente em relação à Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública. As questões controvertidas sobre a COSIP, tributo previsto no art. 149-A da Constituição Federal, fundamentam a sequente asserção de sua inconstitucionalidade, por ofensa às cláusulas pétreas, bem como, aos direitos e garantias individuais do contribuinte e aos princípios constitucionais tributários. Após a explanação sobre o tributo, o estudo prossegue com o auxílio da doutrina e da legislação, na conceituação da Ação Civil Pública e do Ministério Público, como também, disserta sobre a matéria dos interesses difusos, coletivos e do interesse individual homogêneo. Em conclusão, explicita que a finalidade pretendida pelo Ministério Público na defesa dos interesses transindividuais aperfeiçoar-se-á com o reconhecimento de sua legitimidade nas questões tributárias, em destaque, no debate em relação à COSIP, por meio da Ação Civil Pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina Mayumi Oquendo, Universidade Estadual de Londrina

Pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina; graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Luciane Pereira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina; graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Oquendo, K. M., & Oliveira, L. P. de. (2012). Da Legitimidade do Ministério Público para propor Ação Civil Pública relativa à Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública. Revista Do Direito Público, 7(3), 77–100. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n3p77

Edição

Seção

Artigos