O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n29p127-154

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação docente inicial, Aprendizagem

Resumo

O artigo analisa como os cursos de licenciatura em História no Brasil problematizam a aprendizagem histórica durante o percurso de formação inicial dos professores de História. Para tanto selecionou 27 Projeto Político Pedagógico (PPP) das universidades federais de todos os estados, como opção metodológica para compreender o lugar ocupado pelos estudos sobre aprendizagem histórica através do mapeamento das disciplinas obrigatórias voltadas a essa temática. Os dados catalogados mostram um completo silenciamento, nas instituições pesquisadas, no que tange aos estudos voltados a essa temática indicando que os professores formados nessas instituições podem chegar à sala de aula desconhecendo completamente o debate sobre aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

25-09-2022

Como Citar

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil. Antíteses, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 127–154, 2022. DOI: 10.5433/1984-3356.2022v15n29p127-154. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45213. Acesso em: 24 nov. 2024.