A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar

Autores

  • Natalia Germano Gejão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p257

Palavras-chave:

Ensino de História, visualidade, História Visual, fotografia, mediador cultural, conhecimento histórico escolar.

Resumo

Este trabalho tem como proposta o estudo sobre o potencial cognitivo da imagem que permite inseri-la no conjunto de mediadores culturais participantes do processo de construção do conhecimento histórico escolar. A reflexão parte dos referenciais teóricos do conceito de imagem e da possível relação entre Imagem e História, onde estão envolvidas as noções de cultura visual e História Visual propostas por Ulpiano Meneses, para, então, focar-se na relação entre fotografia e História e na possibilidade de uso da imagem fotográfica, entendida como uma construção histórica que atua como vetor para a investigação da organização, funcionamento e transformação de uma sociedade, no ensino da disciplina. Defende-se, ainda, a superação do status de ilustração ao qual é, muitas vezes, limitada dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Germano Gejão, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

22-06-2009

Como Citar

GEJÃO, Natalia Germano. A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar. Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 257–267, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n3p257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/1940. Acesso em: 24 nov. 2024.