História da cidade, consciência histórica e jovens escolarizados: o caso de Curitiba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n7p363

Palabras clave:

Educação histórica, Consciência histórica, Jovens escolarizados

Resumen

O artigo tem como tema a relação entre a história da cidade, a consciência histórica de jovens escolarizados e a formação de identidades acerca da cidade de Curitiba-Pr. O objetivo da investigação foi analisar de que forma a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba expressa suas identidades em relação à cidade de Curitiba. O estudo enquadra-se no domínio científico da Educação Histórica, cuja atenção volta-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, tendo como referência principal à teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente, a ideia de consciência histórica, que, segundo este autor, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e tem como funções essenciais a orientação temporal e a criação de identidades individuais e coletivas.

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Biografía del autor/a

Geyso Germinari, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2011-10-11

Cómo citar

GERMINARI, Geyso. História da cidade, consciência histórica e jovens escolarizados: o caso de Curitiba. Antíteses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 363–382, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2011v4n7p363. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/5185. Acesso em: 24 nov. 2024.