Paulo Emilio: crítica de cinema no Brasil, Urgente (1963)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n15p112Palabras clave:
Crítica cinematográfica, Cinema brasileiro, História do cinemaResumen
Estudo do conjunto de textos da crítica de cinema de Paulo Emilio Salles Gomes no jornal Brasil, Urgente, ligado aos religiosos dominicanos do Convento de Perdizes, em São Paulo. No período de grande agitação que antecede o Golpe de 1964, o reconhecido crítico e conservador da Cinemateca Brasileira elabora um modo de intervenção que questiona preconceitos e visões rígidas sobre cinema e vida cultural. A tática da escrita é dirigir um convite ao diálogo e surpreender os leitores com construções formais que revelam novos ângulos sobre si, na abordagem de temas e problemas relacionados com o cinema brasileiro e com o papel do espectador de filmes.Descargas
Citas
BETTO, Frei; MENEZES, Adélia Bezerra de (Org.). Utopia urgente. Escritos em homenagem a Frei Carlos Josaphat nos seus 80 anos. São Paulo: EDUC; Casa Amarela, 2002.
BOTAS, Paulo Cezar Loureiro. A benção de abril: Brasil Urgente: memória e engajamento católico 1963-64. Petrópolis: Vozes, 1983.
CALIL, Carlos Augusto e MACHADO, Maria Teresa (org.). Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo : Brasiliense; Embrafilme, 1986.
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Babá Saci Anselmo. Brasil, Urgente. São Paulo, n. 14, 16 jun. 1963m.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Cinemateca e briga. Brasil, Urgente, São Paulo, n. 4, 7 abr. 1963d.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Começo de conversa. Brasil, Urgente, n. 1, São Paulo, 5 mar. 1963a.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Conhecer e reconhecer. Brasil, Urgente, n. 8, São Paulo, 05 mai. 1963h.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Crítica de cinema no suplemento literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 2 v.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Falar bem e mal de Khouri. Brasil, Urgente, n. 3, São Paulo, 31 mar. 1963c.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Go home, Tarzan! Brasil, Urgente, São Paulo, n. 7, 28 abr. 1963g.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Herói Massaini vítima. Brasil, Urgente, São Paulo, n. 6, 21 abr. 1963f.
GOMES, Paulo Emilio Sales. O vício cinematográfico. Brasil, Urgente, São Paulo, n. 12, 2 jun. 1963l.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Problema inglês. Brasil, Urgente, n. 2, São Paulo, 24 mar. 1963b.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Variação do enterrado vivo. Brasil, Urgente, São Paulo, n. 5, 14 abr. 1963e.
JOSAPHAT, Frei Carlos. Diálogo por cima dos muros. Brasil, Urgente, São Paulo, n. 1, 21 mar. 1963.
MAINWARING, Scott. Igreja Católica e política no Brasil. 1916-1985. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MALUSÁ, Vivian. Católicos e Cinema em São Paulo: O Cine-clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luis. 2007. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2007.
RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50/60/70. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1963.
SILVA, Wellington Teodoro da. Revolução, tradição e religião: o catolicismo nas veredas da política – O jornal Brasil, Urgente (1963/64). Curitiba: CRV, 2011.
SOUZA, Admar Mendes de. Frades dominicanos de Perdizes: movimento de prática política nos anos de 1960 no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Antíteses
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/