Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história

Autores/as

  • Juliano da Silva Pereira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p541

Palabras clave:

História e ensino, RPG, Empatia histórica, Produção de conhecimento, Jogo

Resumen

Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que pretendemos discutir. A empatia histórica, para Ashby & Lee, funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objetivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo nesta nova etapa foi o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. Esta experiência empática ocorreu, ajudando muitos alunos a entender os conceitos substantivos relativos à matéria estudada a partir de uma perspectiva histórica criada em um jogo de RPG. O projeto se constituiu de pesquisa bibliográfica, afim de definir alguns conceitos como jogo e o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Foi realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.

Biografía del autor/a

Juliano da Silva Pereira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo Regional de Educação de Londrina.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

PEREIRA, Juliano da Silva. Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 541–542, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p541. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20169. Acesso em: 5 jul. 2024.