A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX

Autores/as

  • Verediana C. da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n11p341

Palabras clave:

Nação brasileira, Iconografia, IHGB, Historia cultural

Resumen

O objetivo desta pesquisa é compreender a gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, abordando o estudo da imagem e aprofundando a análise de quatro obras: Engenho da cachoeira. Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto. Além das imagens atentou-se para textos produzidos ao longo do mesmo período, produzidos principalmente pela elite cultural ligada ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), os relatos de viagens, enquanto texto-imagem, bem como o surgimento do Instituto e da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no contexto da busca pela homogeneidade da promissora nação brasileira.

Biografía del autor/a

Verediana C. da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2013-06-01

Cómo citar

SILVA, Verediana C. da. A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 341–342, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n11p341. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/15605. Acesso em: 4 jul. 2024.