Diego Velázquez e os retratos de Felipe IV: A pintura Barroca e a idéia de tempo na sociedade espanhola do século XVII

Autores/as

  • Susana Aparecida da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p499

Palabras clave:

Velázquez, Barroco, Tempo

Resumen

Esta pesquisa reflete a respeito da possibilidade de se analisar a idéia de tempo na Espanha Barroca do século XVII através de cinco retratos feitos pelo pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660). Estes retratos são feitos após o período em que o pintor é admitido na corte de Felipe IV da Espanha (1605-1665) como pintor oficial. As fontes visuais selecionadas para esta pesquisa no sentido de possibilitar a análise da idéia de tempo são retratos do rei feitos por Diego Velázquez e representam o rei jovem e posteriormente envelhecido. Acredita-se que a idéia de tempo para Velázquez tenha estreita relação com a sociedade barroca espanhola do século XVII na qual ele está inserido. Neste sentido, as representações do poder e do envelhecimento do monarca possíveis de serem vistas nas pinturas de Velázquez contribuem para se pensar a concepção de tempo do artista e da sociedade espanhola daquele período

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Biografía del autor/a

Susana Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2012-08-20

Cómo citar

SILVA, Susana Aparecida da. Diego Velázquez e os retratos de Felipe IV: A pintura Barroca e a idéia de tempo na sociedade espanhola do século XVII. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 499–500, 2012. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n9p499. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/12945. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Resumos de Dissertações