A canção como mediadora cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n7p411Palabras clave:
Canção, História e ensino, Produção do conhecimentoResumen
O objetivo principal de nossa dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo. Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento. Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 2008, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/