Teaching History in the Early Years of Elementary School

a survey of challenges and possibilities for/at ProfHistória

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p147-183

Keywords:

history teaching, Early years of Elementary School, Teacher training, Pedagogy, Continuing training

Abstract

The Professional Master's Degree in History Teaching (ProfHistória) is on the verge of completing a decade of consolidation. Seven years after the first dissertations were defended, a diverse academic production associated can be seen within its institutional scope, which currently encompasses 39 universities from all regions across Brazil. In this regard, the program is solidifying itself as a privileged space for researching issues inherent to the field of History Teaching, intertwining historiography and teaching. Consequently, this article aims to assess the dissertations produced in ProfHistória, which are available in the program's digital repository, specifically those addressing History Teaching in the Early Years of Elementary School. Our primary objective was to problematize how the field of knowledge in History Teaching, based on ProfHistória, has approached History Teaching in the Early Years, taking into account its role as a curricular component in this segment and within the Brazilian Common National Curriculum Base. The dissertations represent an analytical sample, upon which we made qualitative and quantitative considerations, highlighting the challenges and possibilities ahead for the field of History Teaching in the context of the essential dialogue between Pedagogy and History.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Angelita da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em História pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

References

ABUD, Katia Maria. Tempo: a elaboração do conceito nos anos iniciais de escolarização. História, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 9-17, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3148/1800. Acesso em: 25 out. 2023.

AGUIAR JUNIOR, Paulo Freitas de. O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700536. Acesso em: 1 nov. 2023.

AMARAL, Tamelusa Ceccato do. Memórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601364. Acesso em: 1 nov. 2023.

ARRUDA, Juliana Ramos de. Os lugares de memória da cidade de Rondonópolis-MT: ensino de história nos anos iniciais, cultura e patrimônio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430747. Acesso em: 1 nov. 2023.

BARBIERO, Cristiane Maria. Ensino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430486. Acesso em: 1 nov. 2023.

BARCA, Isabel (org.). Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica.Universidade do Minho, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES/492/2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de filosofia, história, geografia, serviço social, comunicação social, ciências sociais, letras, biblioteconomia, arquivologia e museologia. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_CES0492.pdf?query=curriculo. Acesso em: 1 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP/1/2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 1 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação; INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo escolar: pesquisa revela dados sobre profissionais da Educação. Brasília: MEC: INEP, 22 fev. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-profissionais-da-educacao. Acesso em: 20 dez. 2023.

CABRAL, Maria Aparecida da Silva. Vozes em disputa no campo da história e seu ensino: as controvérsias da primeira versão da base nacional comum curricular. REH, Formiga, ano 5, v. 5, n. 10, p. 38-69, jul./dez. 2018.

CAETANO, José Antonio Gonçalves. Quando se inventam as tradições: a criação do Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão – PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705477. Acesso em: 1 nov. 2023.

CAINELLI, Marlene. Educação histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar, Curitiba, p. 57-72, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.399.

CASSEMIRO, Flavia Izabel Keske. Ensino de história nos anos iniciais: contribuições teórico práticas para professores e professoras no município de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581026. Acesso em: 1 nov. 2023.

COELHO, Raquel Cristina. Um olhar para o ensino de história da África através do cinema: práticas no ensino fundamental – anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601360. Acesso em: 1 nov. 2023.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a Crianças de três a oito anos. Educar em Revista, Curitiba, v. 22, p. 171-190, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5541. Acesso em: 1 nov. 2023.

COSTA, Sheyla Francielle Mayer da. Ensino de história nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432150. Acesso em: 1 nov. 2023.

FERNANDES, Leticia Oliver. Contra a exclusão da História como disciplina obrigatória no ensino médio. ANPUH, São Paulo, 2 mar. 2017. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/lancamentos-livros/item/4034-contra-a-exclusao-da-historia-como-disciplina-obrigatoria-no-ensino-medio. Acesso em: 1 nov. 2023.

FONSECA, Vitória Azevedo da; CAMARGO, Thiago Dutra de (org.). Caderno de Resumos: XIII perspectivas do ensino de história: territórios, saberes, afetos. Diamantina: UFVJM, 2023.

GIL, Carmen Zeli de Vargas; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Práticas pedagógicas em história: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

LEE, Peter. Porque aprender História? Tradução: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; FRONZA, Marcelo. Educar em Revista. Curitiba, n. 42, p. 19-42, out./dez. 2011. Editora UFPR.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, p. 131-150, 2006. Edição especial.

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892. Acesso em: 25 out. 2023.

MAURINO, Lara Ximenes Gidalte. Diálogos entre a história local e o ensino fundamental: 2. segmento: propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432030. Acesso em: 1 nov. 2023.

MONTEIRO, Ana Maria; ROSSATO, Luciana. ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o ensino de história. Maracanan, Rio de Janeiro, v. 32, p. 36-59, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053

MORENO, Fernanda Granja. Ensino de história no 6. ano: a prática docente entre questões e possibilidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701197. Acesso em: 1 nov. 2023.

NADAI, Elza. Apresentação. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 13., 1988, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEUSP, 1988. Disponível em: https://observatoriogeohistoria.net.br/xiii-perspectivas-do-ensino-de-historia/. Acesso em: 1 nov. 2023.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set./ago. 1993. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000875066. Acesso em: 1 nov. 2023.

NEIVA, Caroline Oliva. O ensino de história no contexto do 6. ano experimental: entre discursos e experiências docentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598351. Acesso em: 1 nov. 2023.

OTTO, Clarícia. Educação patrimonial: desafios formativos e perspectivas da história escolar para crianças. Intersaberes, Curitiba, v. 11, n. 22, p. 140-155, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v11i22.1007

PAUSE JUNIOR, Luiz Carlos. História oral e memória nos anos iniciais: histórias da comunidade de Bombinhas (SC) entre os as décadas de 1970 e 2000. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601523. Acesso em: 1 nov. 2023.

PRIVATTI, Rafael Bastos Alves. Que história é essa?: letramento em história e em língua portuguesa nos anos iniciais da escolarização. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145456. Acesso em: 1 nov. 2023.

PROFESSORES contra o escola sem partido. [2023]. Disponível em: https://profscontraoesp.org/. Acesso em: 1 nov. 2023.

PROFHISTÓRIA – MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA. Norma de credenciamento e recredenciamento docente. Rio de Janeiro: ProfHistória, 2020. Disponível em: http://site.profhistoria.com.br/documentos-2. Acesso em: 19 dez. 2023.

RAMOS, Francisco Adoniran Braga. Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597528. Acesso em: 1 nov. 2023.

REIS, Ana Paula. Construindo saberes e formando para a cidadania por meio do lúdico: os diferentes usos dos jogos de tabuleiro no ensino de história da África. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601157. Acesso em: 1 nov. 2023.

RODRIGUES, Cíntia; MACHADO, Letícia. Educação das relações étnico-raciais nas dissertações do profhistória – Santa Catarina. Educação em Foco, Florianópolis, v. 28, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39718

RODRIGUEZ, Nélson Ubal. Formação de professores (as) do curso normal e ensino de história nos anos iniciais em Porto Alegre. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714782. Acesso em: 1 nov. 2023.

SABCHUK, Franciele. Entre prescrições e práticas: uma proposta para a formação continuada de professores no trabalho com a questão indígena no ensino de história para as séries iniciais no município de São José dos Pinhais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574174. Acesso em: 1 nov. 2023.

SANTOS, Maíra Wencel Ferreira dos. As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705637. Acesso em: 1 nov. 2023.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos Santos. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/24245. Acesso em: 1 nov. 2023.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (org.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

SILVA, Raquel Brayner da. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: as políticas da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174624. Acesso em: 1 nov. 2023.

SILVA, Sayonara da Luz da. Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714705. Acesso em: 1 nov. 2023.

TAVARES, Luciana Borba Fernandes. Ensino de história para os anos iniciais do ensino fundamental: construção de caixa pedagógica a partir do protagonismo guarani na apropriação da escrita alfabética. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587003. Acesso em: 1 nov. 2023.

TEIXEIRA, Olga Suely. A história local como um caminho para o ensino significativo de história nos anos iniciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572654. Acesso em: 1 nov. 2023.

TEODORO, Juliana Magalhães. Propostas curriculares e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de São Paulo: entre orientações, direitos e currículo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598749. Acesso em: 1 nov. 2023.

VEDOVOTO, Felipe Silva. O ensino de história nos anos iniciais: desafios e prática docente em Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430429. Acesso em: 1 nov. 2023.

Published

2024-10-23

How to Cite

PRETO DE GODOY OLIVEIRA, Flavia; DA CONCEIÇÃO, Adriana Angelita. Teaching History in the Early Years of Elementary School: a survey of challenges and possibilities for/at ProfHistória. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 147–183, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p147-183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49610. Acesso em: 21 nov. 2024.