Trabalhadores professores em fotografias 3x4
Perfis dos solicitantes de carteira profissional em Porto Alegre, 1933-1944
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n29p034-064Keywords:
História da Educação, Profissão Professor, Instituições escolares, Fotografia, Porto Alegre.Abstract
O artigo apresenta um delineamento representativo de uma parcela dos professores/as de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que entre as décadas de 1930 e 1940 solicitaram carteira profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho, em contexto de expansão do ensino, de mudanças na profissionalização professoral e nas políticas vinculadas ao trabalho no Brasil. Com fontes inéditas, fichas de qualificação profissional e fotografias 3x4, investigamos quem eram esses trabalhadores docentes que atuavam em instituições escolares da capital sul-rio-grandense, com atenção às especificidades pessoais (nome próprio, instrução, estado civil, cor, sexo, nascimento) e fisionômicas. A análise buscou compreender como as experiências dos registros fotográficos permitem apreender singularidades individuais conformadoras de imagens do “ser professor”.
Downloads
References
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
AZEVEDO, Fernando. A Reconstrução Educacional do Brasil: ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Rio de Janeiro, 1932.
BASTOS, Maria Helena; TAMBARA, Elomar. Enredos para a Escola Nova no Rio Grande do Sul: eventos e atores em cena. In: MIGUEL, Maria Elisabeth; VIDAL, Diana; ARAÚJO, José Carlos (Orgs.). Reformas Educacionais. As manifestações da escola Nova no Brasil (1920-1946). Campinas; Uberlândia: Autores Associados; EdUFU, 2011, p. 370-392.
CATANI, Denice. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, Eliane; FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 585-600.
COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto: exprimir e calar as emoções. Trad. Marcus Penchel. Petrópolis: Vozes, 2016.
DREHER, Martin. Breve história do ensino privado gaúcho. São Leopoldo: Oikos, 2008.
DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Maria Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
FERREIRA, Antonio Carlos. A Escola Positiva no Brasil: a influência da obra "O Homem Delinquente", de Cesare Lombroso, no pensamento penal e criminológico brasileiro entre 1900 e 1940. Faculdade de Direito. Criciúma: UNESC, 2010.
FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. 3ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GONDRA, José. A Emergência da Escola. São Paulo: Cortez, 2018.
HORTA, José Silvério. A política educacional do Estado Novo. In: SAVIANI, Dermeval (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: Edufes, 2010, p. 283-318.
KONRAD, Glaucia. Trabalhadoras em Educação: as “professorinhas da nacionalização” no Estado Novo no Rio Grande do Sul. In: Encontro Estadual de História, XI, 2012, Rio Grande. Anais... Rio Grande: ANPUH, 23-27, jul. 2012. p. 01-11.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993.
LIMA, Ederson Santos. Guilherme Glück: a coleção, o fotógrafo e a educação (1920-1950). História da Educação, Porto Alegre, v. 20, p. 163-185, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/59540
LOPES, Aristeu. SCHMIDT, Mônica Renata. Os trabalhadores no Frigorífico Anglo de Pelotas no Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul: história, memória e fotografia. Revista Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, vol. 22, p. 398-423, 2018.
MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Maracanan, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 14, p.33-48, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20858
MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: Editora da UFF, 2008.
NÓVOA, António. Le temps des professeurs. Analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIII- XX siècle). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987. v. 2.
NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991.
PEREIRA, Leonardo Affonso. No ritmo do Vagalume: culturas negras, associativismo dançante e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 35, n. 69, p. 13-33, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472015v35n69002
PERES, Eliane. Currículo e práticas escolares da escola primária gaúcha no período da implantação da escola graduada e da institucionalização da modernidade pedagógica (1909-1959). In: GRAZZIOTIN, Luciane; ALMEIDA, Dóris (Orgs.). Colégios elementares e grupos escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar, séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016, p. 30-64.
PESAVENTO, Sandra. Visões do cárcere. Porto Alegre: Zouk, 2009.
POSSAMAI, Zita. Cidade fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. 2005. 447f. Tese (Doutorado em História) – UFRGS, Porto Alegre.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Editora do SENAC São Paulo, 2009.
SOARES, Gabriela. Semear horizontes. Belo Horizonte: Editora UFMS, 2007.
SOUZA, Rita de Cássia. Atividades e instituições escolares. Trabalho para o corpo, educação para a mente. In: VAGO, Tarcísio; OLIVEIRA, Bernardo (Orgs.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008, p. 378-399.
VEIGA, Cynthia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
VIDAL, Diana. A fotografia como fonte para a historiografia educacional sobre o século XIX: uma primeira aproximação. In: FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.). Educação, Modernidade e Civilização: fontes e perspectivas de análises para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 73-88.
XAVIER, Libânia. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 827-849, out.-dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Antíteses
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal reserves the copyright on the contributions published, without material compensation for the author, and may make them available online in Open Access mode, through its own system or other databases; you can also make normative, orthographic and grammatical changes in the originals, in order to maintain the cultured standard of the language, with the final consent of the authors. The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.