The Suicide of the President: The Art of Lie and Consensus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p332Keywords:
Press and history, Immediate history, ConsensusAbstract
The aim of this paper is to problematize some questions about the difficulties encountered by historians in the use of the press as a source of research. More specifically, the conceptions of truth and lies on the media. These notions create immense difficulties for the reading of the media text, since the lies have a social and political place. There is a systematic search for consensus, of persuasion, but they are also accompanied by manipulation. That's why it's difficult to separate the sides. Reality and fantasy are mixed. In this case, personal elements ends up overlapping with political positions.Downloads
Download data is not yet available.
References
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ARBEX JR, José. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela, 2001.
AVELAR, Daniel. Jovem não sabe distinguir notícia falsa, mostra estudo nos EUA. Folha de São Paulo, 24 nov. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/11/ 1835017-jovem-nao-sabe-distinguir-noticia-falsa-mostra-estudo-nos-eua.shtml?cmpid= facefolha. Acesso em: 20 jan. 2017.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
BIANCHI, Alvaro; ALIAGA, Luciana. Força e consenso como fundamentos do Estado. Pareto e Gramsci. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 5, p. 17-36, 2011.
BUCCI, Eugenio. Pós-verdade, pós-política, pós-imprensa. O Estado de São de Paulo, 10 nov. 2016. Disponível em: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,pos-verdade-pos-politica-pos-imprensa,10000087368. Acesso em: 19 abr. 2017.
CAREY, John. Os intelectuais e as massas. São Paulo: Ars Poetica, 1993.
CHOMSKY, Noam. Consentimento sem consentimento: a teoria e a prática da democracia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, p. 259-276, 1997.
DESIDERIO, Mariana. Sete boatos da política brasileira que podem ter enganado você. Revista Exame, 13 set. 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/7-boatos-da-politicabrasileira-que-podem-ter-enganado-voce/. Acesso em: 19 abr. 2017
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. (Cadernos do Cárcere. v. 4).
GURGEL, Claudio. A Gerência do pensamento: gestão contemporânea e consciência neoliberal. São Paulo, Cortez, 2003.
LE BOM, Gustave. Psicologia das Multidões. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2008.
ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.
PADRÓS, Enrique. Os desafios na produção do conhecimento histórico sob a perspectiva do Tempo Presente. Anos 90. V.11, n.19/20, p. 190-223, jan./dez., 2004.
PROPAGANDA Vencedora - Folha de São Paulo-1987. Publicidade No Ato blog, 18 jun. 2007. Disponível em: http://publicidadenoato.blogspot.com.br/2007/06/propaganda -vencedora-folha-de-so-paulo.html/. Acesso em: 12 set. 2016.
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas. Como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SERRANO, Pascual. Desinformación. Como los médios ocultan el mundo. Barcelona: Península, 2009.
SILVA, Carla. Imprensa liberal, imprensa partidária: uma aproximação historiográfica. In: SILVA, Carla; RAUTEMBERG, Edina (Org.). Historia & Imprensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: FCM, 2014.
SILVA, Carla. VEJA: o indispensável partido neoliberal. Cascavel: Edunioeste, 2009.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil. Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o empoderamento das mulheres – ONU Mulheres. Brasília, 2015.
WELLE, Deutsche. Qual o verdadeiro peso das notícias falsas? Carta Capital, 21 nov. 2016.
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/qual-o-verdadeiro-peso-dasnoticias-falsas/. Acesso em: 12 abr. 2017.
ZUCKERBERG: ‘Facebook não prejudicou debate durante eleição’. Para o executivo-chefe da rede social, o argumento reflete uma falta de empatia pelos eleitores que favoreceram o republicano Trump. 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/mundo/zuckerbergfacebook-nao-prejudicou-debate-durante-eleicao/. Acesso em: 12 abr. 2017.
ZYLBERKAN, Mariana. Chega ao fim ‘Avenida Brasil’ – o perfeito fenômeno pop. Veja, 19 out. 2002. Disponível em: http://veja.abril.com.br/entretenimento/chega-ao-fim-avenida-brasilo-perfeito-fenomeno-pop/. Acesso em: 22 nov. 2016.
ARBEX JR, José. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela, 2001.
AVELAR, Daniel. Jovem não sabe distinguir notícia falsa, mostra estudo nos EUA. Folha de São Paulo, 24 nov. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/11/ 1835017-jovem-nao-sabe-distinguir-noticia-falsa-mostra-estudo-nos-eua.shtml?cmpid= facefolha. Acesso em: 20 jan. 2017.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
BIANCHI, Alvaro; ALIAGA, Luciana. Força e consenso como fundamentos do Estado. Pareto e Gramsci. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 5, p. 17-36, 2011.
BUCCI, Eugenio. Pós-verdade, pós-política, pós-imprensa. O Estado de São de Paulo, 10 nov. 2016. Disponível em: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,pos-verdade-pos-politica-pos-imprensa,10000087368. Acesso em: 19 abr. 2017.
CAREY, John. Os intelectuais e as massas. São Paulo: Ars Poetica, 1993.
CHOMSKY, Noam. Consentimento sem consentimento: a teoria e a prática da democracia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, p. 259-276, 1997.
DESIDERIO, Mariana. Sete boatos da política brasileira que podem ter enganado você. Revista Exame, 13 set. 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/7-boatos-da-politicabrasileira-que-podem-ter-enganado-voce/. Acesso em: 19 abr. 2017
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. (Cadernos do Cárcere. v. 4).
GURGEL, Claudio. A Gerência do pensamento: gestão contemporânea e consciência neoliberal. São Paulo, Cortez, 2003.
LE BOM, Gustave. Psicologia das Multidões. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2008.
ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.
PADRÓS, Enrique. Os desafios na produção do conhecimento histórico sob a perspectiva do Tempo Presente. Anos 90. V.11, n.19/20, p. 190-223, jan./dez., 2004.
PROPAGANDA Vencedora - Folha de São Paulo-1987. Publicidade No Ato blog, 18 jun. 2007. Disponível em: http://publicidadenoato.blogspot.com.br/2007/06/propaganda -vencedora-folha-de-so-paulo.html/. Acesso em: 12 set. 2016.
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas. Como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SERRANO, Pascual. Desinformación. Como los médios ocultan el mundo. Barcelona: Península, 2009.
SILVA, Carla. Imprensa liberal, imprensa partidária: uma aproximação historiográfica. In: SILVA, Carla; RAUTEMBERG, Edina (Org.). Historia & Imprensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: FCM, 2014.
SILVA, Carla. VEJA: o indispensável partido neoliberal. Cascavel: Edunioeste, 2009.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil. Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o empoderamento das mulheres – ONU Mulheres. Brasília, 2015.
WELLE, Deutsche. Qual o verdadeiro peso das notícias falsas? Carta Capital, 21 nov. 2016.
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/qual-o-verdadeiro-peso-dasnoticias-falsas/. Acesso em: 12 abr. 2017.
ZUCKERBERG: ‘Facebook não prejudicou debate durante eleição’. Para o executivo-chefe da rede social, o argumento reflete uma falta de empatia pelos eleitores que favoreceram o republicano Trump. 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/mundo/zuckerbergfacebook-nao-prejudicou-debate-durante-eleicao/. Acesso em: 12 abr. 2017.
ZYLBERKAN, Mariana. Chega ao fim ‘Avenida Brasil’ – o perfeito fenômeno pop. Veja, 19 out. 2002. Disponível em: http://veja.abril.com.br/entretenimento/chega-ao-fim-avenida-brasilo-perfeito-fenomeno-pop/. Acesso em: 22 nov. 2016.
Downloads
Published
2017-07-28
How to Cite
SILVA, Carla Luciana Souza da. The Suicide of the President: The Art of Lie and Consensus. Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 332–350, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n19p332. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27857. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossier