Da literatura gauchesca para as histórias em quadrinhos: uma leitura do poema telúrico Inodoro Pereyra, el renegau
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p301Palavras-chave:
História da Argentina, Humorismo ilustrado argentino, Representação do gaúcho, História em quadrinhos, Inodoro PereyraResumo
Neste artigo pretende-se discutir a relação entre história em quadrinhos (HQ) e literatura a partir da análise da historieta argentina Inodoro Pereyra, el renegau. O quadrinho foi criado pelo humorista gráfico rosarino Roberto Fontanarrosa para a revista Hortensia como uma paródia da literatura gauchesca, do radioteatro e do folclore argentinos. Além disso, a aparição de Inodoro Pereyra na imprensa cordobesa em 1972 coincide com a comemoração do centenário do poema Martín Fierro, de José Hernández. Não é por acaso, portanto, que Fontanarrosa tenha se inspirado neste clássico da literatura argentina para compor seu personagem. Contudo, Inodoro surge para ser muito mais que um espelho do Martín Fierro, ainda que para isso seu criador recorra a uma linguagem já conhecida e bastante difundida na Argentina. O presente trabalho apresenta uma leitura de alguns episódios publicados nos primeiros anos de existência da série, a partir dos diálogos entre teoria literária e nova história política.Downloads
Referências
ANSOLABEHERE, Pablo. Martín Fierro: frontera y relato. In: LAERA, Alejandra. Fronteras escritas: límites, desvíos y pasajes en la literatura argentina. Rosario: Beatriz Viterbo, 2008.
BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: UnB: Hucitec, 1987.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
DEL CARRIL, Bonifácio. El gaucho. Buenos Aires: Emecé, 1993.
FONTANARROSA, Roberto. 20 años con Inodoro Pereyra. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1998.
GARCIA, Fernando; OSTUNI, Hernán. La historia de la historieta gauchesca In: CATÁLOGO DEL MUSEO DE MOTIVOS ARGENTINOS JOSÉ HERNÁNDEZ. Buenos Aires, 1992.
GOCIOL, Judith; ROSEMBERG, Diego. La Historieta Argentina Una Historia. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2000.
HERNÁNDEZ, José. El gaucho Martín Fierro. Disponível em: http://www.literatura.org/Fierro/index.html. Acesso em: 10 mar. 2010.
IGLESIA, Cristina. Mansilla, la aventura del relato. In: JITRIK, Noé. Historia crítica de la literatura argentina. Buenos Aires: Emecé, 2003. v. 2.
MANDRINI, Raúl J.; ORTELLI, Sara. Una frontera permeable: Los indígenas pampeanos y el mundo rioplatense en el siglo XVIII. In: GUTIERREZ, H.; NAXARA, R. C.; LOPES, M. A. S. (org.). Fronteiras: paisagens, personagens, identidades. São Paulo: Olho d’água, 2003.
MINELLI, María Alejandra. Reconfiguración de fronteras culturales (Argentina, XX y XXI). In: ESCRITORES patagónicos. Disponível em: http://escritorespatagonicos.8m.com/ensayos/minelli3.html. Acesso em: 24 ago. 2010.
RAMA, Angel. Poesia Gauchesca. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1977.
ROMANO, Eduardo. Literatura/ Cine Argentinos sobre la (s) frontera (s). Buenos Aires: Catálogos Editora, 1991
SANGUILIANO, Héctor Sanyú (recopilación gráfica); MARTINEZ, Viviana; SFORZA (Investigación historica). 100 años de historieta en el mundo La historieta en la historia argentina. Buenos Aires: AIGLÉ Ediciones, s/ data.
SANTIS, Pablo. La historieta en la edad de la razón. Buenos Aires: Paidós, 1998.
SARMIENTO, Domingo Faustino. Facundo: civilización y barbarie. Buenos Aires: Agebe, 2004.
SASTURAIN, Juan. El domicilio de la aventura. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1995.
STEIMBERG, Oscar. Leyendo Historietas. Nueva Visión: Buenos Aires, 1977.
SVAMPA, Maristella. El dilema argentino: Civilización o Barbarie. De Sarmiento al Revisionismo Peronista. Buenos Aires: Ediciones el cielo por asalto: Imago Mundi, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/