humor e guerra Histórias em quadrinhos e charges no jornal Clarín durante o conflito das Malvinas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p99Palavras-chave:
Argentina, Humor gráfico, Guerra das Malvinas, Estratégias de representação, NacionalismosResumo
O ano de 1982 começa na Argentina em meio a uma grande crise do regime militar que levou os militares a usar o antigo conflito com a Grã-Bretanha pelas Ilhas Malvinas como veículo para mobilizar o consenso da sociedade, silenciando o crescente descontentamento que já era estava começando a se expressar mesmo em manifestações públicas massivas. Este artigo abordará o comportamento do humor gráfico do jornal Clarín (então jornal matutino de maior circulação em nível nacional e expressão do senso comum das classes médias) no contexto do conflito com a Grã-Bretanha com o objetivo de demonstrar que se tratava de um veículo que serviu tanto para expressar, desde a perspectiva e regras particulares do gênero, os principais tópicos do discurso oficial e participar da euforia nacionalista desencadeada pela "recuperação" das ilhas, quanto para possibilitar, nas margens desse espaço, a emergência de outras perspectivas, minoritárias e relativamente marginais, que abriram espaço para um distanciamento crítico do governo militar.Downloads
Referências
ESCUDERO, Lucrecia. Malvinas: el gran relato: fuetes y rumores en a información de guerra. Barcelona: Gedisa, 1996.
GETINO, Octavio. Las industrias culturales argentinas. Buenos Aires: Colihue, 1995.
GUBER, Rosana. ¿Por qué Malvinas?: de la causa nacional a la guerra absurda. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.
LEVÍN, Florencia. La realidad al cuadrado. Representaciones sobre lo político en el humor gráfico del diario Clarín. 2009. Tesis (Doctoral) - Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.
LEVIN, Florencia. Las crónicas de guerra en el humor gráfico del clarín durante el conflicto por las Malvinas. Revista Avances de Centro de Investigaciones, Córdoba, en prensa.
STEIMBERG, Oscar. Leyendo historietas: estilos y sentidos en un “arte menor”. Buenos Aires: Nueva Visión, 1997.
STEIMBERG, Oscar. Sobre algunos temas y problemas del análisis del humor gráfico. Signo y Seña, Buenos Aires, Instituto de Lingüística de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA, 2001.
VERBITSKY, Horacio. Malvinas: la última batalla de la tercera guerra mundial. Buenos Aires: Sudamericana, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/