As andanças de Zé: representações do povo nas revistas curitibanas de humor do início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p225

Palavras-chave:

Caricatura, Humor gráfico, Zé Povo

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as representações do povo no humor gráfico curitibano do início do século XX, a partir da imagem do Zé Povo. O personagem Zé Povinho, criado pelo caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro, no final do século XIX, inspirou vários desenhistas brasileiros e ganhou inúmeras versões em todo país. Embora a figura de Zé Povo fosse uma tentativa de síntese do povo brasileiro, ele desfilou pelas revistas O Olho da Rua (1907-1911), A Carga! (1907), A Rolha (1908) e A Bomba (1913) apresentando múltiplas faces, evidenciando a pluralidade de olhares e a diversidade cultural da experiência urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ARAUJO, Emanoel (org.) Rafael Bordalo Pinheiro – o português tal e qual: da caricatura a cerâmica. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BIRMINGHAM, David. A concise history of Portugal. London: Cambridge University Press, 1993.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CARNEIRO, Newton. O Paraná e a Caricatura. Curitiba: Grafipar, 1975.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das Almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAVALCANTI, Lailson de Holanda. Historia del humor gráfico en el Brasil. Lleida: Editorial Milenio; Fundación Universidad de Alcalá, 2005.

CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. (org.) História em cousas miúdas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

COSTA, Ângela Marques da & SCHWARCZ, Lilia M. 1890-1914 – No tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DICIONÁRIO CONTEMPORÂNEO DA LÍNGUA PORTUGUESA CALDAS AULETE. Lisboa: Editora Delta, 1980.

DONALD, Diana. The age of caricature. Satirical prints in the reign of George III. London: Yale University Press, 1996.

FONSECA, Joaquim da. Caricatura. A imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.

GARCIA CANCLINI, N. Hybrid Cultures. Strategies for Entering and Leaving Modernity. Trad. Chritopher L. Chiappari and Silvia L. Lopez. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1995.

GORDON, Ian. Comic Strips and Consumer Culture 1890-1945. London: Smithsonian Institution Press, 1998.

GREIMAS, A . J. & COURTES, J. Semiotics and Language. An Analytical Dictionary. Bloomington:Indiana University Press, 1982.

JANOVITCH, Paula Esther. Preso por trocadilho. A imprensa de narrativa irreverente paulistana 1900-1911. São Paulo: Alameda, 2006.

LAGO, Pedro Corrêa do. Caricaturistas brasileiros. 1936-1999. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 1999.

LANDOWSKI, Eric. A sociedade Refletida. Ensaios de sociossemiótica. Trad. Por Eduardo Brandão. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

LANDOWSKI, Eric. Não se brinca com humor: a imprensa política e suas charges. In: FACE. São Paulo: EDUC, 4(2):64-95, jul/dez.1995.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

LEMOS, Renato (org.) Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.

LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1963.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista. Imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo: Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

MEARLEAU-PONTY, M. Body as expression and speech. In: FISHER, Alden. L. The essential writings of Mearleau-Ponty. New York: Harcourt, Brace & World, 1969. p.185-213.

OLIVEIRA, Ana Claudia M. As semioses pictóricas. In: FACE. São Paulo: EDUC, 4(2): 104-145, jul/dez.1995.

PADILHA, Márcia. A cidade como espetáculo. Publicidade e vida urbana na São Paulo dos anos 20. São Paulo: Annablume, 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Porto Alegre Caricata: a imagem conta a história. Porto Alegre, EU/Secretaria Municipal da Cultura, 1993.

PINHEIRO, Amalio. Aquém da Identidade e da Oposição. Formas na cultura mestiça. Piracicaba: Unimep, 1994.

QUELUZ, Marilda L. P. Traços Urbanos. São Paulo: PUC-SP, tese de doutorado, 2002.

RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar. A utopia da cidade disciplinar. Brasil: 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

RIBEIRO, Pedro Krause. Memórias do Zé Povo ou memórias individuais? O povo na retórica da charge e a legitimação dos discursos políticos dos caricaturistas na imprensa carioca do início do século XX. ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-RIO, 14, 2010. Rio Janeiro. – Memória e Patrimônio. Anais[...] Rio de Janeiro, 2010. p. 01-09. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276642118_ARQUIVO_PedroKrause.pdf. Acesso em 22/02/2011.

RIBEIRO, Pedro Krause. O “povo” na retórica da charge: Zé Povinho e Zé Povo na imprensa lusobrasileira (1875-1907). ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM. 2., 2009, Londrina. Anais[...] Londrina: UEL, 2009. p.1037-1046. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Ribeiro_Pedro%20Krause.pdf. Acesso em 22/02/2011

RIVERS, Kenneth T. Transmutations. Understanding Literary and Pictorial Caricature. Lanham, Maryland: London: University Press of America, 1991.

SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica da vida privada na República. In: SEVCENKO, N. (org.). História da Vida Privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso. A representação humorística na história brasileira: da belle époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SARDUY, Severo. Barroco. Trad. Maria de Lourdes Júdice e José Manuel de Vasconcelos. Lisboa: Veja, 1988.

SILVA, Marcos A. da. Caricata República. Zé Povo e o Brasil. São Paulo: Marco Zero, 1987.

SOUSA, Osvaldo Macedo de. Historia del humor gráfico em Portugal. Lleida: Editorial Milenio, 2002.

SUSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.

Downloads

Publicado

07-11-2011

Como Citar

QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. As andanças de Zé: representações do povo nas revistas curitibanas de humor do início do século XX. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 225–251, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n9p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/8056. Acesso em: 21 nov. 2024.