O uso interessado do humor político nas charges da imprensa de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p253Palavras-chave:
Humor político, Produção de sentido, Uso interessado.Resumo
É objetivo deste texto desvelar os interesses no uso do humor gráfico (charge) para a construção dos fatos políticos divulgados na imprensa fortalezense. Percebendo que durante o mandato da prefeita Maria Luiza Fontenele (1986-1988) as charges dos dois principais jornais locais mantiveram, de forma sistemática, uma postura crítica a esta administração, buscamos analisar os interesses que motivaram essa produção. Nesse sentido a produção humorística não é neutra, nem tem como função apenas divertir o leitor, é, antes de tudo, uma linguagem produtora de sentidos que está interessada na defesa de uma dada visão de mundo e dos acontecimentos.Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2002.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993.
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. São Paulo: Hedra, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhida; v. 1)
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (coleção tópicos)
BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 3. ed. Porto Alegre: Zouk, 2006.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. A imprensa na história do Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1994.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. São Paulo: Difel, 2002.
CHARTIER, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios, propostas. Revista de Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994.
FONSECA, Joaquim da. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1999.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e hiatória. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus,1996. (Coleção Ofício de Arte e Forma).
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2005.
LUSTOSA, Isabel. Brasil pelo método Confuso: humor e boemia em Mendes Fradique. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ROLLEMBERG, Denise. Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964-1974). In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis. (Orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2008. p. 57-96.
SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/