Georges Wambach e a Segunda Guerra Mundial

arte e política em meio ao conflito bélico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p175-202

Palavras-chave:

Georges Wambach, Segunda Guerra Mundial, Arte, Belém, Quinta-coluna

Resumo

Georges Wambach foi um pintor belga nascido na Antuérpia que, na década de 1930, motivado pelo difícil cenário político e do mercado da arte imigra para o Brasil. Ganhando o apelido de “Pintor andarilho”, passa pela cidade de Belém no ano de 1939, quando já havia se iniciado a Segunda Guerra Mundial, conhecendo paisagens e lugares que foram por ele retratados em pinturas. Fazendo uso de documentos como jornais, a legislação da época ou os quadros produzidos pelo pintor, este artigo objetiva compreender como os processos ocorridos desde o pré-conflito bélico tocaram a vivência do personagem em sua trajetória e de que forma a Segunda Guerra Mundial tangenciou vida e obras. Mesmo que houvesse certo afastamento de Wambach em relação à temática bélica, acaba sendo atravessado por ela de diferentes maneiras, seja por meio de suas telas ou pelas experiências no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

Tunai Rehm Costa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em História pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2023)

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Belém, PA - Brasil

Referências

A NOITE ILUSTRADA. Rio de Janeiro, 18 out. 1949.

A NOITE. Rio de Janeiro, 28 nov. 1944.

ALMEIDA, Tunai Rehm Costa de. Achsenmächte, Potenze dell'Asse, Sujikukoku na Amazônia: imagens, narrativas e representações da Quinta Coluna no Pará (1939-1945). 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1900 – 2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BECHARA FILHO, Gabriel. A construção do Campo artístico na Bahia e na Paraíba (1930 – 1959). 2007. Tese 9Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

BELTRÃO, Catherine. De como o pintor andarilho fez nascer a pintora da alma. Arte na Rede, [s. l.], 2020. Disponível em: http://artenarede.com.br/blog/index.php/de-como-o-pintor-andarilho-fez-nascer-a-pintora-da-alma/. Acesso em: 21 set. 2019.

BRASIL. Decreto nº24.215 de 9 de maio de 1934. Dispõe sobre a entrada de estrangeiros em território nacional. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24215-9-maio-1934-557900-publicacaooriginal-78647-pe.html. Acesso em: 25 maio 2024.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.766, de 1º de outubro de 1942. Define crimes militares e contra a segurança do Estado, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del4766.htm. Acesso em: 25 maio 2024.

CLIPPERS – Theodoro Braga confirma suposições do BF. Laboratório Virtual FAU ITEC UFPA, Belém, 24 out. 2014. Disponível em: https://fauufpa.org/2014/10/24/clippers-theodoro-braga-confirma-suposicoes-do-bf/ Acesso em: 26 out. 2017.

CRUZ, Luiz Antônio Pinto. “A guerra já chegou entre nós!”: o cotidiano de Aracaju durante a guerra submarina (1942/1945). 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

ECO, Humberto. O fascismo eterno. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2021.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Georges Wambach e o Brasil. In: BUENO, Clodoaldo; MASCARO, Luciana Pelaes; STOLS, Eddy (org.). Brasil e Bélgica: cinco séculos de conexões e interações. São Paulo: Narrativa Um, 2014.

GERALDO, Endrica. A “lei de cotas” de 1934: controle de estrangeiros no Brasil. Cadernos AEL, Campinas, v. 15, n. 27, p. 173-207, 2009.

GORDINHO, Margarida Cintra (org.). Aquarelas de Georges Wambach: impressões do Brasil. São Paulo: Marca d’Agua, 1988.

HOBSBAWM, Eric J. Tempos Fraturados. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

KOIFMAN, Fabio. Imigrante ideal: o Ministério de Justiça e a entrada dos estrangeiros no Brasil (1941 – 1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

LENHARO, Alcir. Nazismo: “o triunfo da vontade”. São Paulo: Editora Ática, 1998.

LESSER, Jeffrey. A Invenção da brasilidade: identidade nacional, etnicidade e políticas de imigração. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

MORAIS, Raimundo. Cosmorama. Rio de Janeiro: Pongetti, 1940.

O CARIOCA. Rio de Janeiro, ano 6, n. 286, 1941.

O IMPARCIAL. Rio de Janeiro, 9 jun. 1939.

PASTORINO, Torres. Belas-Artes: Georges Wambach. Gazeta de Notícias, Rio de janeiro, 27 dez. 1942.

VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Jorge (org.). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

VIDAL, Celma Chaves Pont. Arquitetura, modernização e política entre 1930 e 1945 na cidade de Belém. Arquitextos. [s. l.], ano 8, mar. 2008. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.094/161. Acesso em: 25 maio 2024

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

COSTA DE ALMEIDA, Tunai Rehm. Georges Wambach e a Segunda Guerra Mundial: arte e política em meio ao conflito bélico. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 175–202, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n34p175-202. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/50930. Acesso em: 17 mar. 2025.