Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
um balanço entre desafios e possibilidades para/no ProfHistória
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p147-183Palavras-chave:
Ensino de História, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação Docente, Pedagogia, Formação ContinuadaResumo
O Mestrado Profissional em Rede em Ensino de História (ProfHistória) está prestes a completar uma década de consolidação. Passados sete anos das primeiras dissertações defendidas, observa-se uma diversificada produção acadêmica que se atrela ao alcance institucional, o qual congrega atualmente 39 universidades das cinco regiões do Brasil. Nesse sentido, o programa se consolida como um espaço privilegiado para se investigar sobre questões inerentes ao campo do Ensino de História, imbricando historiografia e ensino. Assim, o presente artigo se propõe a realizar um balanço das dissertações produzidas no ProfHistória, que estão disponibilizadas no repositório digital do programa, cuja temática discuta o Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo foi problematizar como o campo de conhecimento em Ensino de História, a partir do ProfHistória, vem abordando o Ensino de História nos Anos Iniciais, considerando sua presença como componente curricular do referido segmento e presente na Base Nacional Curricular Comum. As dissertações formaram uma amostra analítica sobre a qual tecemos considerações, qualitativas e quantitativas, sinalizando desafios e possibilidades que se apresentam para a área do Ensino de História diante do necessário debate entre Pedagogia e História, frente aos desafios e possibilidades da História ensinada no espaço escolar.
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