Perspectivas sobre o ensino de história indígena presentes na primeira turma do Profhistória (2014-2016)
uma análise teórica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p48-83Palavras-chave:
Ensino de História, História Indígena, ProfHist´ória, Lei 11.645/2008, análise teóricaResumo
este artigo tem o objetivo de pensar o ensino de história indígena a partir das pesquisas de professores que fizeram parte da primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Após um exercício de pesquisa e seleção desenvolvidos através do site do ProfHistória e do Portal eduCapes, foram escolhidas 9 dissertações que, tendo sido realizadas entre os anos de 2014 e 2016, se propuseram a abordar, como temática central, a temática indígena e a Lei 11.645/2008. Esta medida tornou o ensino dos povos indígenas obrigatório em todo o país e, consequentemente, se constitui enquanto um instrumento legal importante para a prática dos professores-pesquisadores. Sendo assim, são privilegiados os aspectos teóricos presentes nas dissertações, em especial aqueles que possibilitam estabelecer conexões entre as diferentes pesquisas e experiências dos professores. A presente análise permite compreender que, entre todas as pesquisas selecionadas, há por parte dos professores a tendência a buscar um olhar histórico que privilegie os protagonismos e narrativas indígenas, em consonância com as discussões mais recentes no ensino de história indígena.
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