Perspectivas sobre o ensino de história indígena presentes na primeira turma do Profhistória (2014-2016)

uma análise teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p48-83

Palavras-chave:

Ensino de História, História Indígena, ProfHist´ória, Lei 11.645/2008, análise teórica

Resumo

este artigo tem o objetivo de pensar o ensino de história indígena a partir das pesquisas de professores que fizeram parte da primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Após um exercício de pesquisa e seleção desenvolvidos através do site do ProfHistória e do Portal eduCapes, foram escolhidas 9 dissertações que, tendo sido realizadas entre os anos de 2014 e 2016, se propuseram a abordar, como temática central, a temática indígena e a Lei 11.645/2008. Esta medida tornou o ensino dos povos indígenas obrigatório em todo o país e, consequentemente, se constitui enquanto um instrumento legal importante para a prática dos professores-pesquisadores. Sendo assim, são privilegiados os aspectos teóricos presentes nas dissertações, em especial aqueles que possibilitam estabelecer conexões entre as diferentes pesquisas e experiências dos professores. A presente análise permite compreender que, entre todas as pesquisas selecionadas, há por parte dos professores a tendência a buscar um olhar histórico que privilegie os protagonismos e narrativas indígenas, em consonância com as discussões mais recentes no ensino de história indígena.

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Biografia do Autor

Kerollainy Rosa Schütz, Universidade Federal de Santa catarina (UFSC)

Atualmente é doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa intitulada História Indígena, Etnohistória e Arqueologia. É mestra em História (UFSC), na área de concentração de História Cultural. Tem graduação em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É integrante do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC), com experiência nas áreas de História Indígena, História do Brasil, Ensino de História Indígena, Lei 11.645/2008, e Relações Étnicas. Para desenvolver sua atual pesquisa, recebe financiamento como bolsista da CAPES.

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

SCHÜTZ, Kerollainy Rosa. Perspectivas sobre o ensino de história indígena presentes na primeira turma do Profhistória (2014-2016): uma análise teórica. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 48–83, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p48-83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49593. Acesso em: 30 dez. 2024.