Os curtas-metragens de Paulo Sacramento e o debate sobre a violência no Brasil dos anos 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p698

Palavras-chave:

História e cinema, Cinema brasileiro, Violência, Curta-metragem, Paulo Sacramento

Resumo

Os curtas-metragens Ave (1992) e Juvenília (1994), ambos realizados por Paulo Sacramento, são objetos de reflexão neste texto, que tem como propósito amplo discutir as relações entre imagem e violência. O exame dos filmes é feito a partir da ideia de violência, que está presente no seu âmbito semântico e também na sua linguagem, inventiva e irônica. Dois fenômenos observados na história brasileira dos anos 1980-90 se articulam à análise fílmica: 1) a exacerbação da violência social e sua visibilidade nos debates acadêmicos, culturais e políticos; e 2) o aumento na produção de curtas-metragens, incluindo um significativo grupo de filmes que discute a violência no país. Com interesse em averiguar a conexão entre filmes e conjuntura social, olha-se para esses dois curtas-metragens de Paulo Sacramento, não apenas como “representação da violência”, mas como produtos que participam do processo de “desnaturalização” e ampliação das discussões críticas sobre a violência no Brasil.

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Biografia do Autor

Rosane Kaminski, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

09-08-2019

Como Citar

KAMINSKI, R. Os curtas-metragens de Paulo Sacramento e o debate sobre a violência no Brasil dos anos 1990. Antíteses, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 698–727, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2019v12n23p698. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/36105. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Sociedades cientificas