A crítica cinematográfica como campo de disputa política no Uruguai: a repercussão do documentário Elecciones (Mario Handler / Ugo Ulive, 1967)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p475

Palavras-chave:

Semanário Marcha, Documentário uruguaio, Crítica cinematográfica, Política cultural, Autoritarismo

Resumo

Analisamos o contexto de produção e a repercussão do documentário uruguaio Elecciones (Mario Handler/Hugo Ulive, 1967) nas páginas do semanário Marcha. Esse periódico exerceu importante papel de agente de política cultural, consolidando um circuito cultural de esquerda no Uruguai, em um contexto de franco acirramento do autoritarismo. Demonstramos que a polêmica em torno do documentário desencadeou uma série de debates e críticas na imprensa que extrapolaram o universo cinematográfico, revelando, também, o alcance da atuação da direção de Marcha na cena cultural montevideana. O filme se mostra, ainda, como documento histórico privilegiado para a compreensão dos dilemas políticos daquele momento, e do impasse vivido pela própria direção do jornal, entre a defesa incondicional da democracia e a descrença nas vias institucionais como possibilidade real de saída da crise política e econômica vigente no país.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Martins Villaça, Universidade Federal de São Paulo

Mestra, doutora e pós-doutora em História pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

ACHUGAR, Hugo; CAETANO, Gerardo (Org.). Identidad uruguaya: ¿mito, crisis o afirmación? 3. ed. Montevidéu: Trilce, 1993.

ALDRIGUI, Clara. La izquierda armada. Ideologia, ética e identidad en el MLN-Tupamaros. Montevidéu: Trilce, 2001.

ALFARO, Hugo. Después del Festival. Marcha, Montevidéu, n. 1359, p. 23, 30 jun. 1967.

ALFARO, Hugo. Navegar es necesario. Quijano y el Semanario Marcha. Montevidéu: Ediciones de la Banda Oriental, 1984.

BRECHA. Historia: la historia de Brecha. Disponível em: http://brecha.com.uy/historia/. Acesso em: 2 nov. 2015.

CAETANO, Gerardo; RILLA, José P. Breve historia de la dictadura (1973-1985). Montevidéu: Centro Latinoamericano de Economía Humana, Ediciones de la Banda Oriental, 1987.

CHASQUETTI, Daniel. El proceso constitucional en el Uruguay del siglo XX. In: NAHUM, Benjamín (Coord.). El Uruguay del siglo XX: la política. Montevidéu: Ediciones de la Banda Oriental, ICP, 2004. Tomo 2, p. 64-63.

CONCARI, Héctor. Mario Handler: retrato de un caminante. Montevidéu: Trilce, 2012.

DE ARMAS, Gustavo; GARCE, Adolfo. Uruguay y su conciencia crítica. Intelectuales y política en el siglo XX. Montevidéu: Trilce, 1997.

DEL VALLE DÁVILA, Ignacio. Cámaras en trance: el Nuevo Cine Latinomaericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Próprio, 2014.

ELLECIONES. Direção e roteiro de Ugo Ulive e Mário Handler, direção de Rodolfo Tálice. Montevidéu: Instituto de Cinematografía de la Universidad de la República (ICUR), 1967. 16min., p&b, 36’.

FERREIRA, André Lopes. A unidade política das esquerdas no Uruguai: das primeiras experiências à Frente Ampla (1958-1973). 2011. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis.

LACRUZ, Cecilia. La comezón por el intercambio. In: MESTMAN, Mariano (Coord.). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina. Buenos Aires: Ed. Akal, 2016. p. 311-351.

LIJSTENSTEIN, Marcos. La Universidad en tela de juicio. Marcha, Montevidéu, n. 1358, p. 6-18, 1967.

MACHÍN, Horacio; MORAÑA, Mabel (Ed.). Marcha y América Latina. Pittsburgh: Biblioteca de América, 2003.

MAÑE GARZÒN, Pablo. Cultura: añelos de un ministro. Marcha, Montevidéu, n. 1345, p. 9, 17 mar. 1967.

MARCHESI, Aldo et al. (Org.). El presente de la dictadura: estudios y reflexiones a 30 años del Golpe de Estado en Uruguay. Montevidéu: Trilce, 2004.

MARKARIAN, Vania. El 68 urugua yo. El movimiento estudiantil entre molotovs y música beat. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2012.

MARTINEZ CARRIL, Manuel. Apuntes para una cultura cinematogrática. Nuevo Film, Montevidéu, n. 4, p. 77, seg. sem. 1969.

NÚÑEZ, Fabián Rodrigo Magioli. O que é Nuevo Cine Latinoamericano? O cinema moderno na América Latina segundo as revistas cinematográficas especializadas latino-americanas. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

PADRÓS, Enrique Serra. Como el Uruguay no hay...Terror de Estado e Segurança Nacional. Uruguai (1968-1985): do Pachecato à ditadura civil-militar. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PEIRANO BASSO, Luisa. Marcha de Montevideo y la formacion de la conciencia latinoamericana a traves de sus cadernos. Buenos Aires: J. Vergara, 2001.

PRADO, Maria Ligia. Desafios do historiador brasileiro face às utopias latino-americanas do século XX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH. p. 1-12.

PUBLICACIONES periódicas del Uruguay. httpoteca.periodicas.edu.uy. Acesso em: 30 out. 2015.

REIS, Mateus Fávaro. Políticas da leitura, leituras da política: uma história comparada sobre os debates político-culturais em Marcha e Ercilla (Uruguai e Chile, 1932-1974). 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

REMUNDINI, Isadora. Maioria Absoluta (L. Hirszman, 1964) e a opinião pública (A. Jabor, 1967): uma análise histórica do documentário político-social frente aos debates da esquerda no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

REY TRISTÁN, Eduardo. A La vuelta de la esquina. La izquierda revolucionaria uruguaya 1955- 1973. Montevideo: Fin de Siglo, 2006.

ROCCA, Pablo. Treinta y cinco años en Marcha. Crítica y Literatura en Marcha y en Uruguay (1939-1974). Montevideo: División Cultura, Intendencia de Montevideo, 1992.

SARATSOLA, Oswaldo. Función completa, por favor. Un siglo de cine en Montevideo. Montevideo: Trilce, 2005.

SOLARI, Aldo. Uruguay. Partidos políticos y sistema electoral. Montevideo: El Libro Libre, FUCCYT, 1988.

TORRES FIERRO, Danubio. Conflicto con el SODRE. Marcha, Montevideu, n. 1352, p. 14, 12 maio 1967a.

TORRES FIERRO, Danubio. La precisión de las cifras. Marcha, Montevidéu, n. 1354, p. 24, 27 maio 1967b.

ULIVE, Ugo. Memorias de teatro y cine. Montevideo: Trilce, 2007.

ULIVE, Ulive. Elecciones: Ugo Ulive puntualiza. Marcha, Montevidéu, n. 1344, p. 11, 10 mar. 1967.

VILLAÇA, Mariana. O ‘cine de combate’ da Cinemateca del Tercer Mundo (1969-1973). In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Monica. (Org.). História e documentário. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012. p. 237-271.

WAINER, José. Festival de Viña del Mar. Una cepa generosa. Marcha, Montevidéu, n. 1345, p. 25, 17 mar. 1967a.

WAINER, José. Festival del Sodre. Animación Über Alles. Marcha, Montevidéu, n. 1352, p. 28, 12 maio 1967b.

WAINER, José. “Festival del Sodre. Final de Juego”. Marcha, Montevidéu, n. 1354, p. 25, 27 maio 1967c.

WAINER, José. Festival del Sodre. Renovación Gráfica y Dramática. Marcha, Montevidéu, n. 1353, p. 27, 19 maio 1967d.

WAINER, José. Persecución y asesinato del Cine Nacional. Marcha, Montevidéu, n. 1355, p. 25, 2 jun. 1967e.

WSCHEBOR, Isabel. Cine y Universidad en la crisis de la democracia 1960-1973. Revista Encuentros Uruguayos, Montevidéu, n. 1, p. 50-84, 2013.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

VILLAÇA, M. M. A crítica cinematográfica como campo de disputa política no Uruguai: a repercussão do documentário Elecciones (Mario Handler / Ugo Ulive, 1967). Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 475–495, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n19p475. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/23757. Acesso em: 19 maio. 2024.