Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história

Autores

  • Juliano da Silva Pereira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p541

Palavras-chave:

História e ensino, RPG, Empatia histórica, Produção de conhecimento, Jogo

Resumo

Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que pretendemos discutir. A empatia histórica, para Ashby & Lee, funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objetivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo nesta nova etapa foi o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. Esta experiência empática ocorreu, ajudando muitos alunos a entender os conceitos substantivos relativos à matéria estudada a partir de uma perspectiva histórica criada em um jogo de RPG. O projeto se constituiu de pesquisa bibliográfica, afim de definir alguns conceitos como jogo e o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Foi realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano da Silva Pereira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo Regional de Educação de Londrina.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

PEREIRA, J. da S. Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 541–542, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p541. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20169. Acesso em: 19 mar. 2024.