Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades.

Autores

  • Maria Carolina Bovério Galzerani Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p126

Palavras-chave:

Ensino de história e de geografia, Educação das sensibilidades, Formação de professores, Saberes escolares nas séries iniciais, História das disciplinas acadêmicas

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma narrativa das experiências vividas na tessitura de uma disciplina obrigatória do Curso de Pedagogia/Unicamp, dedicada à formação inicial do professor para atuar nas áreas de história e geografia nas séries iniciais da educação básica. Para tal, o texto se encontra organizado em quatro pequenos movimentos reflexivos, de modo a rememorar toda uma longa trajetória de práticas docentes/discentes, cujo mote e desafio fundamentais têm sido como trabalhar as noções de espaço, tempo, e de relações sociais, com crianças entre 07 a 10 anos de idade. O mote fundamental desta experiência educacional tem sido a construção de uma racionalidade estética, concebida como promotora de relações mais dinâmicas entre os sujeitos envolvidos – professor e estudantes-, na produção de saberes e de sensibilidades mais autônomos, associados às diferentes experiências socioculturais deste sujeitos.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Bovério Galzerani, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

GALZERANI, M. C. B. Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 126–147, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p126. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13345. Acesso em: 19 mar. 2024.