Diego Velázquez e os retratos de Felipe IV: A pintura Barroca e a idéia de tempo na sociedade espanhola do século XVII
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p499Palavras-chave:
Velázquez, Barroco, TempoResumo
Esta pesquisa reflete a respeito da possibilidade de se analisar a idéia de tempo na Espanha Barroca do século XVII através de cinco retratos feitos pelo pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660). Estes retratos são feitos após o período em que o pintor é admitido na corte de Felipe IV da Espanha (1605-1665) como pintor oficial. As fontes visuais selecionadas para esta pesquisa no sentido de possibilitar a análise da idéia de tempo são retratos do rei feitos por Diego Velázquez e representam o rei jovem e posteriormente envelhecido. Acredita-se que a idéia de tempo para Velázquez tenha estreita relação com a sociedade barroca espanhola do século XVII na qual ele está inserido. Neste sentido, as representações do poder e do envelhecimento do monarca possíveis de serem vistas nas pinturas de Velázquez contribuem para se pensar a concepção de tempo do artista e da sociedade espanhola daquele períodoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/