Itinerários do livro didático como objeto central no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p103

Palavras-chave:

História e ensino, Livro didático, Utilização de livro didático, Centralidade, Objeto cultural complexo

Resumo

O livro didático é um objeto central nas práticas de ensino de História. Para além de abordar os problemas que podem vir junto com tal afirmação, este texto apresenta a trajetória histórica da centralidade do livro didático, entendido como totalidade, na história do ensino de História no Brasil. Por meio dos referenciais teóricos escolhidos, mostra-se como essa centralidade é complexa, assumindo contornos específicos nos diversos momentos apresentados. Referência pedagógica, orientador da prática docente, vilão das boas práticas de ensino, objeto cultural complexo ou conquista da população. Estas diferenças demonstram que, para entender o livro didático como um objeto central nas práticas de ensino, de modo complexo, é preciso considerar as variações epistemológicas das abordagens acadêmicas, as políticas públicas voltadas para a educação, as tecnologias e as demandas sociais e econômicas além das funções básicas que, historicamente, construíram este objeto como uma totalidade.

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Biografia do Autor

Jeferson Rodrigo da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduado em História, especialista em História Social e Ensino de História e Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

SILVA, Jeferson Rodrigo da. Itinerários do livro didático como objeto central no ensino de História. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 103–125, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p103. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/11046. Acesso em: 3 dez. 2024.