Avaliação dos atributos acesso, coordenação e Integralidade na atenção primária à saúde da criança

Avaliação dos atributos acesso, coordenação e Integralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2023v5.id45439

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Avaliação de serviços de saúde, Atenção primaria à saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Saúde da Criança

Resumo

Objetivo: avaliar os atributos acesso, coordenação e integralidade da Atenção Primária à Saúde das crianças
menores de 12 anos, em município do Sul do Brasil. Método: trata-se de pesquisa quantitativa, avaliativa, parte de
estudo multicêntrico, em que foram avaliados registros de 39 unidades básicas de saúde. Utilizou-se o instrumento
Primary Care Assessment Tool versão criança, aplicado a 609 cuidadores, para avaliação dos atributos acesso
(utilização e acessibilidade), coordenação (integração de cuidados e sistema de informações) e integralidade
(serviços disponíveis e prestados). Valores de escores maior ou igual a 6,6 foram definidos como elevados e
equivalentes ao valor 3 ou mais da escala Likert. Resultados: Apresentaram grau de orientação satisfatório para
Atenção Primária à Saúde os atributos acesso de primeiro contato-utilização (9,4), coordenação-integração de
cuidados (7,4), coordenação-sistema de informações (7,6) e integralidade-serviços prestados (6,9). Menores
escores foram observados nos atributos acesso de primeiro contato-acessibilidade (4,8), e integralidade-serviços
disponíveis (6,5). Conclusão: O vínculo com a Atenção Primária à Saúde é bom, porém há necessidade de
aumento da oferta de consultas, agilidade nos atendimentos e ampliação de recursos tecnológicos de comunicação.
Também se sugere aumento da disponibilização de serviços especializados às crianças com necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Flávia Lopes Gabani, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

   

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

Dornelles, B. de A. A., Tacla, M. T. G. M., Rossetto, E. G., Toso, B. R. G. de O., Fontana, L. M. S., Souza, G. T. de, & Gabani, F. L. (2023). Avaliação dos atributos acesso, coordenação e Integralidade na atenção primária à saúde da criança: Avaliação dos atributos acesso, coordenação e Integralidade . Advances in Nursing and Health, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.5433/anh.2023v5.id45439

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