Resíduos de Serviços de Saúde: implicações no cenário da pandemia do novo coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39760Palavras-chave:
Resíduos, Resíduos de Serviços de Saúde e Indicadores de Sustentabilidade.Resumo
A pandemia no novo coronavírus nos direciona a focar na assistência segura dos pacientes e profissionais da saúde. Paralelamente traz importantes desafios para além do cuidado em saúde, como a demanda e o consumo de insumos hospitalares, que após o descarte, dão origem aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), que são regulamentados pela RDC 222/18 da ANVISA, que os classifica em resíduos infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortante. Os resíduos provenientes de serviços destinados a atender essa doença, bem como gerados por pacientes suspeitos e confirmados devem ser enquadrados como agente biológico de classe de risco 3 e, neste momento, gerenciados como infectantes (A1), e terem tratamento adequado antes da disposição final. As novas práticas de gestão de resíduos e o posicionamento adotado pelas instituições de saúde afetarão todos os elos da cadeia de assistência à saúde.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Recomendações para a gestão de resíduos sólidos durante a pandemia de coronavírus (covid-19). [Internet]. 2020 abr. 08]. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br
World Health Organization. Safe management of wastes from health-care activities. Geneva: WHO; c2013. 308 p.
Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). [Internet]. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2020 abr. 03]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danielly Negrão Guassú Nogueira, Lilian Aligleri, Cláudio Pereira Sampaio (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico esta licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, do tipo atribuição do CC-BY.
Autores mantém os direitos autorais, os artigos publicados em Advances in Nursing and Health estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que garante o Acesso Aberto. Isso permite que qualquer usuário(a) leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que seja devidamente citado. A licença também autoriza a reutilização do material, incluindo sua distribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, desde que atribuído o devido crédito e fornecido um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Além disso, a licença permite o uso comercial do conteúdo.











