Contribuições socioeconômicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os assentados do Eli Vive I e Eli Vive II, localizados em Londrina-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51225

Palavras-chave:

Geografia, Agricultura Familiar, PNAE, Alimentação Escolar, Assentamento

Resumo

A fome e a miséria são preocupações que o Estado brasileiro carrega há anos, tendo criado alguns mecanismos como políticas públicas e programas de combate à desigualdade. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado na metade do século XX, desenvolveu-se ao longo dos anos, sendo hoje um importante programa de merenda escolar. Esta pesquisa analisou os avanços recentes do PNAE e os desafios envolvendo os produtores familiares dos Assentamentos Eli Vive I e Eli Vive II e a Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (COPACON), localizados em Londrina-PR. O estudo baseou-se em revisão bibliográfica sobre os programas brasileiros de aquisição de alimentos. A partir de dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional), pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) e pela Prefeitura de Londrina, foi realizado um estudo analítico. O PNAE tem se mostrado um importante instrumento para o fortalecimento dos produtores da agricultura familiar dos assentamentos estudados e no fornecimento de alimentação escolar saudável. Com uma alimentação escolar, o estudante tem um melhor desempenho nos estudos.

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Biografia do Autor

Filipe Barbosa de Lima, Universidade Estadual de Londrina

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária Graduando em GeografiaLicenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente integrante dos Grupos de Pesquisa: "Observatório da Região e da Guerra do Contestado no Paraná e em Santa Catarina - ORGC-PRSC/GEOTMAC/UEL e "Geografia Política, Território, Poder e Conflito", pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito - GEOTMAC, como bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. Atua com as seguintes linha de pesquisa: Território, Identidade e Cultura na Pân-Amazônia e no Contestado e Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Planejamento e Território Atuando nas análises da região da Guerra do Contestado a partir das imagens entre o passado e presente geográfico: paisagens da guerra em uma relação espaço e tempo, a partir das fotografias de Claro Gustavo Jansson.

Fernando Veronezzi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo mesmo Programa e Instituição. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária, Geografia da População e Geografia e Gênero, principalmente nas seguintes temáticas: Expropriação e Exploração; Êxodo rural; Proletarização; Relações de trabalho no campo; Movimentos sociais; Mulheres rurais e Questões de gênero e Geografia. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos de Paisagem e Desenvolvimento Rural, da Universidade Estadual de Maringá, no Grupo de Estudos de Geografia Agrária, Ruralidades e Território- GEAR, da Universidade Estadual do Centro-Oeste e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (UEL)

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Publicado

26-05-2025

Como Citar

Barbosa de Lima, F., & Veronezzi, F. (2025). Contribuições socioeconômicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os assentados do Eli Vive I e Eli Vive II, localizados em Londrina-PR. Geographia Opportuno Tempore, 11(1), e51225. https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51225