Criação de experiências turísticas em ambientes rurais

análise das tipologias e sua relevância

Autores

  • Ana Moreno-Lobato Universidad de Extremadura https://orcid.org/0000-0002-0114-0975
  • Bárbara Sofía Pasaco-González Universidad de Extremadura
  • José Manuel Hernández-Mogollón Universidad de Extremadura
  • Elena Sánchez-Vargas Universidad de Extremadura

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.46409

Palavras-chave:

Gestão de destinos, tipologias turísticas, marketing turístico

Resumo

A gestão dos destinos visa criar uma verdadeira coesão e coexistência entre a utilização dos recursos, de modo a que o turismo represente uma actividade económica sustentável no território. Nas zonas rurais, o desenvolvimento de experiências turísticas impulsiona a dinamização das economias dos sectores primário e secundário, como é o caso da Extremadura (Espanha). Através de uma análise de casos, identificando e caracterizando as experiências turísticas desenvolvidas nesta região, o principal objectivo é analisar o desenvolvimento de diferentes tipos de experiências turísticas a fim de avaliar a sua capacidade e eficácia na dinamização de um ambiente rural. Os resultados mostram uma tendência para a especialização em sub-tipologias turísticas que ajudam a desenvolver recursos, a imersão dos turistas e benefícios para a população local, com um compromisso para a criação de experiências turísticas intimamente ligadas à tradição, sociedade ou actividade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Moreno-Lobato, Universidad de Extremadura

PhD Student in tourism

Department of Business Management and Sociology

Bárbara Sofía Pasaco-González, Universidad de Extremadura

Business Management and Sociology Department, Cáceres, Universidad de Extremadura.

José Manuel Hernández-Mogollón, Universidad de Extremadura

Business Management and Sociology Department, Cáceres, Universidad de Extremadura.

Elena Sánchez-Vargas, Universidad de Extremadura

Business Management and Sociology Department, Cáceres, Universidad de Extremadura.

Referências

BASTIAANSEN, M., Lub, D., Mitas, O., Jung, T. H., Ascenção, P., Han, D.-I., Moilanen, T., Smit, B., & Strijbosch, W. Emotions as core building blocks of an experience. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 31, 2, p. 651–668, 2018.
CAMPÓN-CERRO, A. M., Di-Clemente, E., Hernández-Mogollón, J. M., & Folgado-Fernández, J. A. Healthy Water-Based Tourism Experiences: Their Contribution to Quality of Life, Satisfaction and Loyalty. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 6, p. 1961, 2020.
COELHO, M. de F., Gosling, M. de S., & Almeida, A. S. A. Tourism experiences: Core processes of memorable trips. Journal of Hospitality and Tourism Management, 37, p. 11–22, 2018.
DI-CLEMENTE, E., Hernández Mogollón, J. M., & López-Guzmán, T. La gastronomía como patrimonio cultural y motor del desarrollo turístico: Un análisis DAFO para Extremadura. Tejuelo: Didáctica de La Lengua y La Literatura, 9, p. 817–833, 2014.
FOLGADO-FERNÁNDEZ, J. A., Campón-Cerro, A. M., & Hernández-Mogollón, J. M. Potential of olive oil tourism in promoting local quality food products: A case study of the region of Extremadura, Spain. Heliyon, 5, 10, 2019.
HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M., Campón-Cerro, A. M., & García-Durán, J. M. Propuestas para el desarrollo y comercialización del turismo ornitológico en Extremadura. Cuadernos de Turismo, 28, p. 93–119, 2011.
HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M., de Salvo, P., & Di-Clemente, E. Una aproximación al concepto de slow tourism: el caso del territorio del Valle del Jerte. Revista Turismo & Desenvolvimento, 17/18, p. 1681–1693, 2012.
HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M., Di-Clemente, E., & Campón-Cerro, A. M. (2020). Culinary travel experiences, quality of life and loyalty. Spanish Journal of Marketing - ESIC, 24, 3, 425–446, 2020.
HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M., Di Clemente, E., & López-Guzmán, T. El turismo gastronomico como experiencia cultural. El caso práctico de la ciudad de Cáceres. Boletín de La Asociación de Geógrafos Españoles, 68, p. 407–428, 2015.
HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M., Folgado-Fernández, J. A., & Campón-Cerro, A. M. Eventos basados en recreaciones históricas militares como estrategia dinamizadora del turismo local: El caso de la batalla de La Albuera (España). Revista Turismo & Desenvolvimento, 27, 28, p. 1071–1082, 2017.
HERNÁNDEZ MOGOLLÓN, J. M. Turismo cultural y de naturaleza: estrategias de creación de valor en Extremadura. Puertas a La Lectura, 20–21, p. 213–234, 2008.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA. Cifras oficiales de población de los municipios españoles: Revisión del Padrón Municipal. Resultados. Padrón. Población Por Municipios, 2021. Disponible en: https://www.ine.es/dyngs/INEbase/es/operacion.htm?c=Estadistica_C&cid=1254736177011&menu=resultados&idp=1254734710990. Acceso el: 20 septiembre 2021.
JELINCIC, D. A., & Senkic, M. Creating a heritage tourism experience. The power of the senses. Etnoloska Tribina, 47, 40, p. 109–126, 2017.
JUNTA DE EXTREMADURA. Plan Turístico de Extremadura 2017-2020. Dirección General de Turismo. Consejería de Economía e Infraestructura, 2017. Disponible en: https://www.turismoextremadura.com/viajar/shared/documentacion/publicaciones/PlanTuristicoExtremadura2017_2020.pdf. Acceso el: 1 de septiembre de 2021.
JUNTA DE EXTREMADURA. Listado de Zonas de Especial Protección para las Aves (ZEPA). Extremadura Ambiente, 2021. Disponible en: http://extremambiente.juntaex.es/index.php?option=com_content&view=article&id=102. Acceso el: 1 de septiembre de 2021.
KIM, H., & Chen, J. S. Destination image formation process: A holistic model. Journal of Vacation Marketing, 22, 2, p. 154–166, 2015.
MARTÍN DELGADO, L. M., Rengifo Gallego, J. I., & Sánchez Martín, J. M. El turista cinegético. Una aproximación a su perfil en la comunidad autónoma de Extremadura. Investigaciones Turísticas, 18, p. 193–219, 2019.
MEYER, C. B. A Case in Case Study Methodology. Field Methods, 13, 4, p. 329–352, 2001.
MORENO-LOBATO, A., Di-Clemente, E., & Hernández-Mogollón, J. M. Relevance of intermediary companies for the creation of tourism experiences. the study-case of Extremadura. Journal of Tourism and Heritage Research, 4, 1, p. 98–110, 2021.
NIETO MASOT, A., & Ríos Rodríguez, N. Rural Tourism as a Development Strategy in Low-Density Areas: Case Study in Northern Extremadura (Spain). Sustainability, 13, 239, p. 1–21, 2021.
PINE, J. B., & Gilmore, J. H. Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, 76, p. 97–105, 1998.
RASOOLIMANESH, S. M., Ringle, C. M., Jaafar, M., & Ramayah, T. Urban vs. rural destinations: Residents’ perceptions, community participation and support for tourism development. Tourism Management, 60, 147–158, 2017.
SÁNCHEZ-MARTÍN, J.-M., Blas-Morato, R., & Rengifo-Gallego, J.-I. The Dehesas of Extremadura, Spain: A Potential for Socio-Economic Development Based on Agritourism Activities. Forests, 10, 8, 620, 2019.
SÁNCHEZ-ORO SÁNCHEZ, M., Castro-Serrano, J., & Robina-Ramírez, R. Stakeholders’ participation in sustainable tourism planning for a rural region: Extremadura case study (Spain). Land, 10, 553, p. 1–19, 2021.
SHARMA, P., & Nayak, J. K. Testing the role of tourists’ emotional experiences in predicting destination image, satisfaction, and behavioral intentions: A case of wellness tourism. Tourism Management Perspectives, 28, p. 41–52, 2018.
STIENMETZ, J., Kim, J., Xiang, Z., & Fesenmaier, D. R. Managing the structure of tourism experiences: Foundations for tourism design. Journal of Destination Marketing and Management, 19, 2021.
TARAZONA-VALVERDE, B. Y., Campón-Cerro, A. M., & Di-Clemente, E. Análisis de las posibilidades gastronómicas del AOVE como base para el diseño de experiencias de oleoturismo en Extremadura. ROTUR. Revista de Ocio y Turismo, 15, 2, p. 61–82, 2021.
WEILER, B., & Walker, K. Enhancing the visitor experience: Reconceptualising the tour guide’s communicative role. Journal of Hospitality and Tourism Management, 21, p. 90–99, 2014.

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Moreno-Lobato, A., Pasaco-González, B. S., Hernández-Mogollón, J. M., & Sánchez-Vargas, E. (2022). Criação de experiências turísticas em ambientes rurais: análise das tipologias e sua relevância. Geographia Opportuno Tempore, 8(1), 21–37. https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.46409

Edição

Seção

Artigos