TEORIA DOS JOGOS: UMA ANÁLISE DA ALIANÇA ISIS-BOKO HARAM
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31843Resumo
Em se tratando do assunto de segurança internacional e soberania dos Estados, a aliança anunciada entre os dois grupos terroristas mais mortais da atualidade, Boko Haram e Estado Islâmico, aflora sérios debates a respeito das consequências diretas do Imperialismo utilizado pelas grandes potências, que no contexto atual, veem suas instituições e princípios ameaçados. Dessa forma, o presente artigo visa analisar essa cooperação por uma ótica da teoria dos jogos e em relação a questões estratégicas e geopolíticas, juntamente com o contexto histórico e religioso, inseridos dentro do campo teórico das relações internacionais. Para fomentar a construção teórica deste artigo foram utilizadas obras que visam aproximar a realidade da teoria, apresentando a situação do cenário internacional e a emergência de novos atores não-estatais que desafiam as prerrogativas destes. Em seguida uma breve encenação teórica sobre os grupos abordados e a aplicação da teoria dos jogos no campo prático das relações internacionais.
Downloads
Referências
ABBADE, Eduardo. Aplicação da teoria dos Jogos na análise de alianças estratégicas. Disponível em: Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, n° 3.
VENTAS, Leire. Que perigo traz a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150317_boko_haram_ei_alianca_lgb>. Acesso em: 23 de novembro de 2016.
BBC. O grupo extremista mais mortífero que o ‘Estado Islâmico’. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151124_levantamento_extremismo_lgb>
SMITH, Mike. Boko Haram: inside nigeria’s unholy war. I. B. Tauris, 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755619085
DYER, Charles; TOBEY, Mark. A crise do Estado Islâmico: ISIS - EIIS. BV Books, 2016.
LIMA, M.I.; RIBEIRO, C.A.F. Análise didático-científica acerca do conteúdo relacionado à África. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2017.
HAESBAERT, Rogério. Territórios, In-Segurança e Risco em Tempos de Contestação Territorial.
FOUCAULT, M.. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WAINBERG, Jacques A. ISIS e Estado Islâmico: utopia e a mente delirante. EDIPUCRS, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Katlen Carvalho, Tiago Viesba Pini Inácio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado