TEORIA DOS JOGOS: UMA ANÁLISE DA ALIANÇA ISIS-BOKO HARAM
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31843Resumen
Em se tratando do assunto de segurança internacional e soberania dos Estados, a aliança anunciada entre os dois grupos terroristas mais mortais da atualidade, Boko Haram e Estado Islâmico, aflora sérios debates a respeito das consequências diretas do Imperialismo utilizado pelas grandes potências, que no contexto atual, veem suas instituições e princípios ameaçados. Dessa forma, o presente artigo visa analisar essa cooperação por uma ótica da teoria dos jogos e em relação a questões estratégicas e geopolíticas, juntamente com o contexto histórico e religioso, inseridos dentro do campo teórico das relações internacionais. Para fomentar a construção teórica deste artigo foram utilizadas obras que visam aproximar a realidade da teoria, apresentando a situação do cenário internacional e a emergência de novos atores não-estatais que desafiam as prerrogativas destes. Em seguida uma breve encenação teórica sobre os grupos abordados e a aplicação da teoria dos jogos no campo prático das relações internacionais.
Descargas
Citas
ABBADE, Eduardo. Aplicação da teoria dos Jogos na análise de alianças estratégicas. Disponível em: Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, n° 3.
VENTAS, Leire. Que perigo traz a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150317_boko_haram_ei_alianca_lgb>. Acesso em: 23 de novembro de 2016.
BBC. O grupo extremista mais mortífero que o ‘Estado Islâmico’. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151124_levantamento_extremismo_lgb>
SMITH, Mike. Boko Haram: inside nigeria’s unholy war. I. B. Tauris, 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755619085
DYER, Charles; TOBEY, Mark. A crise do Estado Islâmico: ISIS - EIIS. BV Books, 2016.
LIMA, M.I.; RIBEIRO, C.A.F. Análise didático-científica acerca do conteúdo relacionado à África. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2017.
HAESBAERT, Rogério. Territórios, In-Segurança e Risco em Tempos de Contestação Territorial.
FOUCAULT, M.. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WAINBERG, Jacques A. ISIS e Estado Islâmico: utopia e a mente delirante. EDIPUCRS, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Katlen Carvalho, Tiago Viesba Pini Inácio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado