Caracterização das chuvas no município de Assis (SP) no recorte temporal de 1991 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.38972Palabras clave:
Precipitação, Anos Padrões, Assis.Resumen
Conhecer a distribuição das chuvas contribui para o entendimento das condições sinóticas e oferece informações para o melhor ordenamento e gestão dos sistemas ambientais e antrópicos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo a caracterização pluviométrica de anos padrões, de acordo com Monteiro (1976) e Sant’Anna Neto (1995). Ao mesmo tempo, o estudo analisou os eventos extremos, com o intuito de verificar qual a relação desses eventos com o fenômeno El Niño/La Niña, a forte ou fraca atuação de eventos da Zona de Convergência da América do Sul (ZCAS), cavados, bloqueios atmosféricos etc. Para a caracterização de eventos denominados normais, tendentes a secos, secos, tendentes a chuvosos e chuvosos foi utilizada a proposta metodológica de Monteiro (1976): desvios variando entre +15% ou -15%: Normal; desvios de -15% a -30%: tendentes a seco; desvios de -30%: seco; desvios de +15% a +30%: tendentes a chuvoso e desvios de +30%: chuvosos. Os resultados demostraram que a habitualidade na área de estudo prevalece em primeira ordem, totalizando aproximadamente 69,10% dos anos, como segunda ordem 15,30% dos anos Tendentes a Chuvosos, como terceira 7,60% anos Tendentes a Secos e por última ordem ficou com 3,80%, os anos classificados como extremos (seco e chuvoso).
Descargas
Citas
BEREZUK, A. Análise das adversidades climáticas no oeste paulista e norte do Paraná. 2007, 362p. p. 60-80. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
BARRIOS, N. A. Z.; SANT’ANNA NETO, J. L. A circulação atmosférica no Extremo Oeste Paulista. In: Boletim Climatológico. Presidente Prudente, 1996. (p. 07-14).
BOIN, M. N. Chuvas e Erosões no Oeste paulista: uma análise climatológica aplicada. 2000. 264p. p. 14-55. Tese (Doutorado em Geociências e meio ambiente) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
BRÚSSOLO, R. G. O clima e a cidade: ilhas de calor em Assis (SP). (Dissertação de Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2015. 170p.
CPTEC/INPE: banco de dados. Disponível em < www.climanalise.cptec.inpe.br>. Acesso em: 15 jan. 2018.
CPTEC/INPE: banco de dados. Disponível em < enos.cptec.inpe.br >. Acesso em: 15 jan. 2018.
CPTEC/INPE: banco de dados. Disponível em < www.cptec.inpe.br >. Acesso em: 10 set. 2017.
CPTEC/INPE: banco de dados. Disponível em < www.infoclima.cptec.inpe.br >. Acesso em: 25 jan. 2018.
FORSDYKE, A. G. Previsão do tempo e clima. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
GRIMM, A. M. e FERRAZ, S. E. T. Sudeste do Brasil: uma região de transição no impacto de eventos extremos da Oscilação Sul. In: Parte II: La Niña. Anais do X Congresso Brasileiro de Meteorologia,1998, Brasília/DF.
GRIMM, A.M. Sobre impactos de eventos El Niño e La Niña sobre a precipitação em todo o Brasil na primavera-verão. 2003.
MENDONÇA, F. DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. Oficina de textos. 2007, p 92.
SANT’ANNA NETTO, J. L. As chuvas no Estado de São Paulo. 1995. p 30, 63-78. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
_______; Clima e organização do espaço. Boletim de Geografia, Maringá, v.16, n.1, p. 120-131, 1998.
_______; TOMMASELLI, J.T.G. O tempo e o clima de Presidente Prudente, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado