A HISTÓRIA DA GUERRA DO CONTESTADO VIVIDA E CONTADA PELOS CABOCLOS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37510Palabras clave:
Guerra do Contestado, Violência, ResistênciaResumen
O artigo apresentado a seguir pretende expor a história da Guerra do Contestado, suas motivações, a luta de classes, o combate por domínio de terras, o movimento messiânico em torno de João Maria, a violência praticada e legitimada pelo Estado e os reflexos deste acontecimento sentidos atualmente na região. A partir de fundamentação teórico-bibliográfica e reflexões empíricas, o trabalho retrata inicialmente, a história da Guerra do contestado, apresentando o histórico das lutas de 1913 a 1915, retratando o seu fim em 1916, na sequência, proporciona os sentidos do passado no presente em terras do contestado, bem como, relata a experiência vivida no trabalho de campo em terras caboclas e os reflexos da Guerra, especialmente no município de Matos Costa.Descargas
Citas
CARVALHO, Tarcísio Motta de. TERRA, LUTA DE CLASSES E ESTADO REPUBLICANO NA GUERRA DO CONTESTADO (1912-1916). In: XXVIII SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA, 2015, Florianópolis. Anais. Florianópolis:. 27 a 31 jul 2015.
FRAGA, Nilson Cesar. Vale da Morte: o Contestado visto e sentido “entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná” / Nilson Cesar Fraga. – 2. Ed. – Blumenau: Hemisfério Sul, 2015. 155 p. : Il.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Guerra, Cerco, Fome E Epidemias: Memórias e Experiências Dos Sertanejos Do Contestado. Topoi, v. 12, n. 22, jan.-jun. 2011, p. 178-186.
PAGANI, Eliane Barbosa Santos. GUERRA DO CONTESTADO E O LEGADO PARA A REGIÃO CATARINENSE: POBREZA E DESIGUALDADE NO MUNICÍPIO DE TIMBÓ GRANDE. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 3, n. 3, p. 49 – 62, 2017.
PEREIRA, Denise de Castro; CARRIERI, Alexandre de Pádua. MOVIMENTOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES. In.: Fórum - Gestão no Brasil: enfocando processos e relacionamentos. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, Art. 13, jan./jul. 2005
PREFEITURA DE MATOS COSTA. Disponível em http://www.matoscosta.sc.gov.br/. Acesso em 18 de Agosto de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado