A HISTÓRIA DA GUERRA DO CONTESTADO VIVIDA E CONTADA PELOS CABOCLOS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37510Keywords:
Guerra do Contestado, Violência, ResistênciaAbstract
O artigo apresentado a seguir pretende expor a história da Guerra do Contestado, suas motivações, a luta de classes, o combate por domínio de terras, o movimento messiânico em torno de João Maria, a violência praticada e legitimada pelo Estado e os reflexos deste acontecimento sentidos atualmente na região. A partir de fundamentação teórico-bibliográfica e reflexões empíricas, o trabalho retrata inicialmente, a história da Guerra do contestado, apresentando o histórico das lutas de 1913 a 1915, retratando o seu fim em 1916, na sequência, proporciona os sentidos do passado no presente em terras do contestado, bem como, relata a experiência vivida no trabalho de campo em terras caboclas e os reflexos da Guerra, especialmente no município de Matos Costa.Downloads
References
CARVALHO, Tarcísio Motta de. TERRA, LUTA DE CLASSES E ESTADO REPUBLICANO NA GUERRA DO CONTESTADO (1912-1916). In: XXVIII SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA, 2015, Florianópolis. Anais. Florianópolis:. 27 a 31 jul 2015.
FRAGA, Nilson Cesar. Vale da Morte: o Contestado visto e sentido “entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná” / Nilson Cesar Fraga. – 2. Ed. – Blumenau: Hemisfério Sul, 2015. 155 p. : Il.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Guerra, Cerco, Fome E Epidemias: Memórias e Experiências Dos Sertanejos Do Contestado. Topoi, v. 12, n. 22, jan.-jun. 2011, p. 178-186.
PAGANI, Eliane Barbosa Santos. GUERRA DO CONTESTADO E O LEGADO PARA A REGIÃO CATARINENSE: POBREZA E DESIGUALDADE NO MUNICÍPIO DE TIMBÓ GRANDE. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 3, n. 3, p. 49 – 62, 2017.
PEREIRA, Denise de Castro; CARRIERI, Alexandre de Pádua. MOVIMENTOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES. In.: Fórum - Gestão no Brasil: enfocando processos e relacionamentos. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, Art. 13, jan./jul. 2005
PREFEITURA DE MATOS COSTA. Disponível em http://www.matoscosta.sc.gov.br/. Acesso em 18 de Agosto de 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado