REFLEXÕES E AÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NO CENÁRIO DAS AFRICANIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24445Palabras clave:
Ensino de Geografia, Africanidades, Relatos de experiência.Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir reflexões e ações acerca das africanidades no Ensino de Geografia, a partir de experiências e resultados do projeto de pesquisa intitulado “Reflexões e ações acerca da formação docente em Geografia no cenário das africanidades”, realizado no Laboratório de Africanidades: Ensino de Geografia, Território e Cultura, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tal projeto encontra-se subdivido em duas pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas por bolsistas da Fundação Araucária no período de 2014 e 2015. Neste sentido, pretende-se expor as metodologias dessas pesquisas e os resultados, a fim de fomentar um debate fundamental a Geografia e seu ensino.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Jurandir Almeida de Almeida. Educação, Desigualdade e Diversidade: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasiLeiro. Revista ABPN, v. 4, n. 8. p. 114-125. Out/2012.
BOZELLI, Letícia Maria, A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA AS AFRICANIDADES: a partir da realidade de Uraí/PR e UENP. Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2016.
GOMES, Nilma Lino. Educação, Raça e Gênero: Relações imersas na alteridade. In: XX Reunião BrasiLeira de Antropologia e I Conferência: Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe, 14 a 18 de abril de 1996. Campinas: Cadernos pagu, 1996. p. 67 - 82.
MARÇAL, Maria Antônia. Mulher negra: possibilidades de trabalho em sala de aula. Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. 2, n. 8, sem p., fev. 2010.
PARANÁ, Secretaria Estadual da Educação. Equipes Multidisciplinares. Disponível: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=560. Acesso em: 26 Ago. 2015.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETEN. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, R. E. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, vol.7 nº 1, 2011. p. 4-23
SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639. In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O negro na Geografia do Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, Cap. 1. p. 21-42.
QUIJANO, Anibal. O que é essa tal de raça? In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O negro na Geografia do Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, Cap. 2. p. 43-52.
VILELA, Elaine Meire; COLLARES, Ana Cristina Murta; NORONHA, Claudia Lima Ayer de. Migrações e trabalho no Brasil: Fatores étnico-nacionais e raciais. Revista BrasiLeira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 30, n. 87, p.19-43, fev. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado