As Politicas Educacionais Indígenas e Suas Mudanças Através dos Séculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.52754

Palavras-chave:

Políticas educacionais indígenas, educação escola indígena específica, ensino de qualidade, sistema educacional democrático

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar as políticas educacionais indígenas estabelecidas aos povos indígenas do Brasil entre os séculos XVIII e XXI, analisar como essas políticas vão se modificando ao longo do tempo, quais impactos causados e qual a importância dessas políticas para o desenvolvimento de uma educação escolar indígena especifica, diferenciada, bilíngue e intercultural. Contribuindo assim para um debate importante e necessário acerca do direito ao ensino de qualidade a partir da liberdade das expressões culturais indígenas, além de pontuar quais são as dificuldades, as necessidades e as potencialidades deste modelo de ensino, pensando em um sistema educacional inclusivo, democrático e justo.

 

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Biografia do Autor

Jaqueline de Paula Sabino, undefined

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Atualmente é estudante de pós graduação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Ricardo Lopes Fonseca, undefined

Doutor (2015) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista (2010) em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Possui Licenciatura em Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

Paula Sabino, J. de, & Lopes Fonseca, R. (2025). As Politicas Educacionais Indígenas e Suas Mudanças Através dos Séculos. Geographia Opportuno Tempore, 11(1), e52754. https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.52754