The PNAE contributions socioeconomic to the Eli Vive I and Eli Vive II rural settlements in Londrina-PR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51225

Keywords:

Geography, family farming, PNAE, school meals, settlement

Abstract

Hunger and poverty are concerns that the Brazilian State has had for years, having created mechanisms such as public policies and programs to combat inequality. The National School Meal Program (PNAE), created in the mid-20th century, has developed over the years and is now an important school lunch program. This research analyzed the recent advances of the PNAE in the Municipality of Londrina-PR and the challenges involving family producers in the Eli Vive I and Eli Vive II Settlements and the Conquista Agroindustrial Production and Commercialization Cooperative (COPACON). The study was based on a literature review on Brazilian food acquisition programs. Based on data made available by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), FNDE (National Fund for Educational Development), INEP (National Institute of Studies and Research) and the City of Londrina, an analytical study was carried out. The PNAE has proven to be an important instrument for strengthening family farming producers in the studied settlements and providing healthy school meals. With school meals, students perform better in their studies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Filipe Barbosa de Lima, Londrina State University

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária Graduando em GeografiaLicenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente integrante dos Grupos de Pesquisa: "Observatório da Região e da Guerra do Contestado no Paraná e em Santa Catarina - ORGC-PRSC/GEOTMAC/UEL e "Geografia Política, Território, Poder e Conflito", pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito - GEOTMAC, como bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. Atua com as seguintes linha de pesquisa: Território, Identidade e Cultura na Pân-Amazônia e no Contestado e Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Planejamento e Território Atuando nas análises da região da Guerra do Contestado a partir das imagens entre o passado e presente geográfico: paisagens da guerra em uma relação espaço e tempo, a partir das fotografias de Claro Gustavo Jansson.

Fernando Veronezzi, Londrina State University

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo mesmo Programa e Instituição. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária, Geografia da População e Geografia e Gênero, principalmente nas seguintes temáticas: Expropriação e Exploração; Êxodo rural; Proletarização; Relações de trabalho no campo; Movimentos sociais; Mulheres rurais e Questões de gênero e Geografia. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos de Paisagem e Desenvolvimento Rural, da Universidade Estadual de Maringá, no Grupo de Estudos de Geografia Agrária, Ruralidades e Território- GEAR, da Universidade Estadual do Centro-Oeste e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (UEL)

References

ALBUQUERQUE, Dayane. Prefeitura iniciará a construção da nova escola municipal do Eli Vive I. In: Blog. Londrina. Londrina, 27 jul. 2023. Disponível em: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=160759#:~:text=A%20nossa%20primeira%20escola%20era,dos%20Santos;%20e%20comunidade%20local. Acesso em: 22 mar. 2025.

ARTIGO: um mundo fome zero ainda é possível, e Brasil é exemplo. Agência Brasileira de Cooperação, Brasília, 15 out. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/abc/pt-br/assuntos/noticias/artigo-um-mundo-fome-zero-ainda-e-possivel-e-brasil-e-exemplo. Acesso em: 21 fev. 2024.

BRASIL. Com reajuste, merenda escolar terá mais R$ 1,5 bilhão em 2023. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/03/com-reajuste-merenda-escolar-tera-mais-r-1-5-bilhao-em-2023. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRASIL. Decreto Nº 1.946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm. Acesso em: 21 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: 2012/2015. Brasília, DF: CAISAN, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Brasília, DF: MDS, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtiva-rural/paa. Acesso em: 1 fev. 2024.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Manual operativo: modalidade compra com doação simultânea operação por meio do termo de adesão. Brasília, DF: MDS, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtiva-rural/alimenta-brasil/modalidades-2/compra-com-doacao-simultanea-termo-de-adesao. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Pronunciamento do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão solene de posse no Congresso Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/discursos/discursos-de-posse/discurso-de-posse-1o-mandato. Acesso em: 26 mar. 2025.

CADERELLI, Carlos Eduardo; CAMARGO, Eliezer Ferreira. Análise do perfil socioeconômico e produtivo dos Assentamentos Eli Vive I EIi II em Londrina-Pr. Expressa Extensão, Pelotas, RS, v. 28, n. 2, p. 17-34, 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/expressa.v28i2.6537

CAMARGO, Regina Aparecida Leite de; BACCARIN, José Giacomo; SILVA, Denise Boito Pereira da. O papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no fortalecimento da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar. Revista Temas de Administração Pública, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 1-21, 2013.

CAUME, José, D. Segurança alimentar, reforma agrária e agricultura familiar. Revista UFG, Goiânia, v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/49250. Acesso em: 20 mar. 2024.

CESTILE, Jovana. Assentamento Eli Vive completa 8 anos na construção da Reforma Agrária Popular. MST, Londrina, 29 set. 2021. Disponível em: https://mst.org.br/2021/09/29/assentamento-eli-vive-comemora-8-anos-na-construcao-da-reforma-agraria-popular/. Acesso em: 8 fev. 2024.

COCA, Estevan. Impactos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas unidades de produção camponesas do assentamento "8 de junho", em Laranjeiras do Sul - PR. Revista IDeAS, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 27-56, 2015.

CONHEÇA o assentamento que Lula vai visitar neste sábado (19). Agência Brasil de Fato. Paraná: Brasil de Fato, 18 mar. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R_8DHxHUyyY Acesso em: 19 mar. 2024.

CUNHA, Wellington Alvim; FREITAS, Alan Ferreira; SALGADO, Rafael Junior dos Santos Figueiredo. Efeitos dos Programas Governamentais de Aquisição de Alimentos para a Agricultura Familiar em Espera Feliz, MG. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba, SP, v. 55, n. 3, p. 427-444, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790550301

FINANCIAMENTO popular para a agricultura familiar: um novo modelo de negócio? Disponível em: https://ecoinovar.submissao.com.br/10ecoinovar/arquivos/273.pdf. Acesso: 15 mar. 2024.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 2. ed. Brasília, DF: FNDE, 2016. Versão atualizada com a Resolução CD/FNDE nº 04 Brasília-DF/2015. Disponível em: https://www.programacap.org.br › material › aquisicao-. Acesso em: 20 mar. 2024.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Brasília, DF: FNDE, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae Acesso em: 1 fev. 2024.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Liberações: consultas gerais. Brasília: FNDE, 2023. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc. Acesso em: 20 mar. 2024.

GHISI, Ednubia. PPA é luta! Estamos lutando dentro do orçamento para que nossos sonhos tenham concretude. MST, Paraná, 8 jul. 2023. Comunicação e Cultura do MST-PR. Disponível em: https://mst.org.br/2023/07/08/ppa-e-luta-estamos-lutando-dentro-do-orcamento-para-que-os-nossos-sonhos-possam-ter-concretude/. Acesso em: 8 fev. 2024.

GONÇALVES, Juliana. Londrina ganha agroindústria para beneficiar milho livre de transgênicos. In: Blog. Londrina. Londrina, 15 jul. 2022. Disponível em: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=133166. Acesso em: 22 mar. 2025.

IBGE. Cidades. Paraná. Londrina. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/londrina/panorama. Acesso em: 6 abr. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA. Certificação: INCRA. Brasília: INCRA, 2024. Disponível em: https://certificacao.incra.gov.br/csv_shp/export_shp.py. Acesso em: 25 mar. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resultados do censo escolar. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 18 mar. 2024.

LONDRINA. Leis Municipais/Paraná. Lei Ordinária nº 9714/2005. Institui o Programa Londrinense de Nutrição e Saúde Estudantil, dispõe sobre as condições sanitárias dos alimentos consumidos e comercializados nas instituições de ensino localizadas no Município de Londrina e dá outras providências. Londrina: Câmara Municipal, 2005. Disponível em: http://leismunicipa.is/nbirl. Acesso em: 5 mar. 2024.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Educação. Merenda escolar. Londrina: Prefeitura Municipal, 2024. Disponível em: https://portal.londrina.pr.gov.br/merenda-escolar. Acesso em: 24 mar. 2024.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Relação das escolas municipais- zona urbana - 2021. Londrina: Prefeitura Municipal, 2021. Disponível em: https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/chamamento-alimentos/2022-3/43549-anexo-ii-8/file. Acesso em: 6 abr. 2024.

LUME. Eli Vive inaugura agroindústria de derivados de milho livre de transgênico em Lerrovile. Rede Lume de Jornalistas, Londrina, 12 jul. 2022. Disponível em: https://redelume.com.br/2022/07/12/eli-vive-inaugura-agroindustria-de-derivados-de-milho/. Acesso: 21 mar. 2024.

MEDEIROS, Lorena Gonçalves Chaves. Política de alimentação escolar. Cuiabá: Rede E-tec Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/nutrio-escolar-apostila02.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.

MST inaugura maior indústria de milho não transgênico do Paraná. Movimento Sem Terra. [S. l: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H-1xPUnpbqw. Acesso em: 15 mar. 2024.

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sobre o nosso trabalho para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 14 abr. 2024.

PRETTO, José Miguel; HORN, Carlos Henrique. Uma avaliação do PRONAF no período 1995 - 2018. Colóquio (Taquara): Revista das Faculdades de Taquara, Taquara, RS, v. 17, n. 1, p. 35-39, jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v17i1.1577

RIBAS, Alexandre. MST: reorganização político-territorial dos assentamentos e a consolidação do sistema cooperativista dos assentados. Revista Nera, Presidente Prudente, SP, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1497. Acesso em: 14 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i1.1497

ROSA, Luís da; CAMARGO, Eliezer Ferreira; GARCIA, Marcílio Ronaldo; HAYAKA, Kouassi Isaac. Extensão universitária: assessoria a COPACON para implantação da agroindústria do milho. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: Desafios Contemporâneos, 3.; SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS; CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, 2019, Londrina, PR. Anais eletrônicos [...]. Londrina: UEL, 2019. v. 3, n. 1. Disponível em: https://anais.uel.br/portal/index.php/conserdigeo/article/view/3151. Acesso: 21 mar. 2024.

SANTOS, Ana Paula Rodrigues; RAMIRO, Larissa Cristina Figueiredo; VERONEZZI, Fernando. Aspectos histórico-geográficos do Assentamento Eli Vive, Londrina (PR). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA E GESTÃO TERRITORIAL; SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 34., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. v. 1, p. 1063-1073.

SCHMITT, Claudia Job. Aquisição de alimentos da agricultura familiar Integração entre política agrícola e segurança alimentar e nutricional. Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, v. 14, n. 2, p. 78-88, 2005.

SILVA, Sandro Pedro. Descentralização federativa e desafios de implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma análise pós-lei no 11.947/2009. Rio de Janeiro: IPEA, 2022. DOI: https://doi.org/10.38116/td2762

TEIXEIRA, Helga. Alimentação e desempenho escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal, Porto, 2009.

Published

2025-05-26

How to Cite

Barbosa de Lima, F., & Veronezzi, F. (2025). The PNAE contributions socioeconomic to the Eli Vive I and Eli Vive II rural settlements in Londrina-PR. Geographia Opportuno Tempore, 11(1), e51225. https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51225