IAP e diálogos de saberes: sentipensando experiências socioambientais no lugar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48824

Palavras-chave:

Lugar, Participação, IAP, Socioambiental

Resumo

O presente artigo é um dos resultados de debates sobre pesquisa-ação-participativa que ocorreram no contexto do “I Encontro Internacional de Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação” em Montevideo – Uruguai, em março de 2023. Nessa direção, o objetivo desse artigo é analisar experiências socioambientais no lugar, considerando nossa práxis no CIMMAD (Centro de Integração Madre Maria Domênica), bairro Padre Ulrico, Francisco Beltrão, Pr-Brasil. Nesse sentido, o diálogo de saberes, a participação e o compromisso social são elementos importantes, das práticas epistemológicas e ontológicas que orientam o movimento sentipensante da e na pesquisa-ação-participativa (IAP). Para tanto, este artigo está dividido em dois momentos de análise e reflexão, em que no primeiro, propomos uma análise de como estamos trabalhando em nossa pesquisa-ação-reflexão a metodologia IAP, buscando tecer com os sujeitos diálogos de saberes e fazeres socioambientais. E no segundo momento, apresentamos uma parte da experiência, considerando o ritmo de reflexão-ação, a inserção social e o compromisso político. E considerando as primeiras analises dessa caminhada em construção, entendemos que a relação universidade e comunidade, por meio da IAP,  pode contribuir para a tecissitura de relações mais horizontais, respeitosas e enraizadas/localizadas com o lugar, valorizando-se os saberes-fazeres socioambientais dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Pamela Cichoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Geografia e mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste, doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UTFPR, bolsista CAPES.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do PPGDR/UTFPR. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do PPGDR/UTFPR. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná; Líder do Grupo de Estudos Ariadne. 

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

Cichoski, P., Rubin-Oliveira, M., & Pagliosa Corona, H. M. (2023). IAP e diálogos de saberes: sentipensando experiências socioambientais no lugar. Geographia Opportuno Tempore, 9(2), e48824. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48824