A gastronomia enquanto instrumento de identidade e produto turístico no assentamento rural Porto Maria - Município de Rosana/SP

Autores

  • Rosangela Custodio Cortez Thomaz Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rosana Programa de Pós-Graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.46316

Palavras-chave:

reforma agrária, patrimônio cultural, memória, Rosana/SP

Resumo

O presente trabalho trata do estudo sobre a identidade cultural passada para as futuras gerações por meio da gastronomia desenvolvida no Assentamento Porto Maria, município de Rosana/SP, na ótica da conservação e valorização do patrimônio cultural imaterial no âmbito do projeto de pesquisa “Gastronomia rural, turismo e desenvolvimento local em Rosana/SP”, financiado pelo CNPq, com o apoio institucional da UNESP e do GEPTER. Cujo objetivo é analisar a origem dos pratos de família, da gastronomia rural do assentamento, verificando o interesse das assentadas em compartilhar esse conhecimento por meio do turismo. Abordou-se, desta forma, uma reflexão sobre a importância desse repasse da gastronomia local para as novas gerações, como um traço cultural e seu uso turístico. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa, com dados primários e secundários coletados no assentamento com entrevistas semiestruturadas e roteiro de entrevista guiado para a primeira etapa, logo na segunda etapa por meio do evento menu degustação foram coletados dados fotográficos para a composição do protótipo final o livro de receitas. Como principais resultados, esta pesquisa contribui para o resgate da história e memória das mulheres assentadas do Assentamento Porto Maria, Rosana/SP e para o desenvolvimento do turismo rural, por meio das receitas de família, que compõem o cardápio do Restaurante Rural Porto Maria e o livro de receitas “Sabores da Roça”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Custodio Cortez Thomaz, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rosana Programa de Pós-Graduação em Geografia

Pós-doutora em Turismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC - Espanha); Doutora e mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP - Brasil); Licenciada e bacharel em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente/SP; Professora Assistente Doutora do Curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Rosana/SP; Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente/SP (Linha de Pesquisa: Dinâmicas agrárias, políticas públicas e desenvolvimento regional); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo no Espaço Rural – GEPTER/CNPq.

Referências

ALMEIDA, J. A; RIEDL, M. Turismo rural, ecologia, lazer e desenvolvimento. Barueri/SP: EDUSC, 2002.
ASSIS, C. L. Estudos contemporâneos de cultura. Campina Grande/MS: UEPB, 2008.
BARONE, L. A.; MELAZZO, E. S.; SILVA, A. A. Célula do Pontal do Paranapanema-SP: Acompanhamento e informação para o desenvolvimento rural. Presidente Prudente/SP: UNESP, FATEC, 2011.
BARROCO, L. M. S, BARROCO. H. E. A importância da Gastronomia como Patrimônio Cultural, no Turismo Baiano. Revista de Investigación em Turismo y Desarrollo,1(2), 2008.
BLOS, W. O turismo rural na transição para um outro modelo de desenvolvimento rural. In: DEERE, C.; LÉON, M. O empoderamento da mulher: direitos a terra e direitos de propriedade na América Latina. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
FAGLIARI, G. S. Turismo e Alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca, 2005.
FERNANDES, B. M. A luta pela terra no Pontal do Paranapanema. Pipsa. Araraquara-SP, 1998.
FUNARI, Pedro Paulo. PINSKY, Jaime. Turismo e Patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2003.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa quali-quantitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FUCKS, P. M.; SOUZA, M. de. Turismo no espaço rural e preservação do patrimônio, da paisagem e da cultura. In: SANTOS, E. de O.; SOUZA, M. de. Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri/SP: Manole, 2010.
GÂNDARA, J. M. G. Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos in PANOSSO, A. e ANSARAH, M. R. Segmentações em Turismo. São Paulo: Manole, 2009.
GONÇALVES, L. G. M; THOMAZ, R. C. C. Histórias e memórias: as brincadeiras, brinquedos, mitos, cantigas, histórias e lendas rurais como patrimônio cultural rural. Revista Geografia em Questão, Cascavel-PR, v. 11, n. 2, 2018b.
IOKOI, Z; ANDRADE, M; REZENDE, S; RIBEIRO, S. Vozes da terra: histórias de vida dos assentados rurais em São Paulo. São Paulo: Fundação Itesp, 2005.
IGNARRA. Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning, 2003.
LEAL, Maria Leonor de Macedo Soares. A história da gastronomia. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.
LEFÉVRE, F.; LEFÉVRE, A.M.C; Teixeira J. J. V. O Discurso do sujeito coletivo. Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2000.
LEITE, J. F. A ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Fundação UNESP; Hacitec, 1998.
LEITE, Sérgio Pereira et al. Impactos dos assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural; São Paulo: Ed. Unesp, São Paulo, 2004.
MENESES, J. N. C. História e turismo cultural. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2004.
SILVA, J. G. Turismo em áreas rurais: suas possibilidades e limitações no Brasil. In: ALMEIDA, J.A. et aL (Org.). Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. Santa Maria: Centro Gráfico,1998
______. A Formação dos Assentamentos Rurais no Brasil: Processos sociais e políticas públicas. 2º ed. UFRGS. Porto Alegre - RS, 2009.
THOMAZ, R. C. C. Patrimônio, cultura e turismo no espaço rural galego- Espanha. p. 199- 226. In: THOMAZ, R; C. C; MARIANI, M. A. P; MORETTI, E. C. O turismo e as territorialidades na perspectiva do campo e da cidade. Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Thomaz, R. C. C. (2022). A gastronomia enquanto instrumento de identidade e produto turístico no assentamento rural Porto Maria - Município de Rosana/SP. Geographia Opportuno Tempore, 8(2), 21–38. https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.46316

Edição

Seção

Artigos