A gastronomia enquanto instrumento de identidade e produto turístico no assentamento rural Porto Maria - Município de Rosana/SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.46316Palabras clave:
reforma agrária, patrimônio cultural, memória, Rosana/SPResumen
O presente trabalho trata do estudo sobre a identidade cultural passada para as futuras gerações por meio da gastronomia desenvolvida no Assentamento Porto Maria, município de Rosana/SP, na ótica da conservação e valorização do patrimônio cultural imaterial no âmbito do projeto de pesquisa “Gastronomia rural, turismo e desenvolvimento local em Rosana/SP”, financiado pelo CNPq, com o apoio institucional da UNESP e do GEPTER. Cujo objetivo é analisar a origem dos pratos de família, da gastronomia rural do assentamento, verificando o interesse das assentadas em compartilhar esse conhecimento por meio do turismo. Abordou-se, desta forma, uma reflexão sobre a importância desse repasse da gastronomia local para as novas gerações, como um traço cultural e seu uso turístico. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa, com dados primários e secundários coletados no assentamento com entrevistas semiestruturadas e roteiro de entrevista guiado para a primeira etapa, logo na segunda etapa por meio do evento menu degustação foram coletados dados fotográficos para a composição do protótipo final o livro de receitas. Como principais resultados, esta pesquisa contribui para o resgate da história e memória das mulheres assentadas do Assentamento Porto Maria, Rosana/SP e para o desenvolvimento do turismo rural, por meio das receitas de família, que compõem o cardápio do Restaurante Rural Porto Maria e o livro de receitas “Sabores da Roça”.
Descargas
Citas
ASSIS, C. L. Estudos contemporâneos de cultura. Campina Grande/MS: UEPB, 2008.
BARONE, L. A.; MELAZZO, E. S.; SILVA, A. A. Célula do Pontal do Paranapanema-SP: Acompanhamento e informação para o desenvolvimento rural. Presidente Prudente/SP: UNESP, FATEC, 2011.
BARROCO, L. M. S, BARROCO. H. E. A importância da Gastronomia como Patrimônio Cultural, no Turismo Baiano. Revista de Investigación em Turismo y Desarrollo,1(2), 2008.
BLOS, W. O turismo rural na transição para um outro modelo de desenvolvimento rural. In: DEERE, C.; LÉON, M. O empoderamento da mulher: direitos a terra e direitos de propriedade na América Latina. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
FAGLIARI, G. S. Turismo e Alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca, 2005.
FERNANDES, B. M. A luta pela terra no Pontal do Paranapanema. Pipsa. Araraquara-SP, 1998.
FUNARI, Pedro Paulo. PINSKY, Jaime. Turismo e Patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2003.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa quali-quantitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FUCKS, P. M.; SOUZA, M. de. Turismo no espaço rural e preservação do patrimônio, da paisagem e da cultura. In: SANTOS, E. de O.; SOUZA, M. de. Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri/SP: Manole, 2010.
GÂNDARA, J. M. G. Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos in PANOSSO, A. e ANSARAH, M. R. Segmentações em Turismo. São Paulo: Manole, 2009.
GONÇALVES, L. G. M; THOMAZ, R. C. C. Histórias e memórias: as brincadeiras, brinquedos, mitos, cantigas, histórias e lendas rurais como patrimônio cultural rural. Revista Geografia em Questão, Cascavel-PR, v. 11, n. 2, 2018b.
IOKOI, Z; ANDRADE, M; REZENDE, S; RIBEIRO, S. Vozes da terra: histórias de vida dos assentados rurais em São Paulo. São Paulo: Fundação Itesp, 2005.
IGNARRA. Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning, 2003.
LEAL, Maria Leonor de Macedo Soares. A história da gastronomia. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.
LEFÉVRE, F.; LEFÉVRE, A.M.C; Teixeira J. J. V. O Discurso do sujeito coletivo. Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2000.
LEITE, J. F. A ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Fundação UNESP; Hacitec, 1998.
LEITE, Sérgio Pereira et al. Impactos dos assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural; São Paulo: Ed. Unesp, São Paulo, 2004.
MENESES, J. N. C. História e turismo cultural. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2004.
SILVA, J. G. Turismo em áreas rurais: suas possibilidades e limitações no Brasil. In: ALMEIDA, J.A. et aL (Org.). Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. Santa Maria: Centro Gráfico,1998
______. A Formação dos Assentamentos Rurais no Brasil: Processos sociais e políticas públicas. 2º ed. UFRGS. Porto Alegre - RS, 2009.
THOMAZ, R. C. C. Patrimônio, cultura e turismo no espaço rural galego- Espanha. p. 199- 226. In: THOMAZ, R; C. C; MARIANI, M. A. P; MORETTI, E. C. O turismo e as territorialidades na perspectiva do campo e da cidade. Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado