Influência das chuvas na produção de milho safrinha em Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20287Palavras-chave:
Variabilidade climática. Eventos extremos. Milho safrinha.Resumo
As discussões sobre as variações climáticas estão cada vez mais presentes nos discursos científicos. Para a Climatologia Geográfica as principais indagações recaem sobre qual a influência dessas possíveis variações sobre as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Com um aumento de mais de 10.000% na área de produção de milho safrinha (ou milho 2ª safra) em Londrina (PR), no período de 1985 a 2013 e, sendo o clima um dos principais reguladores da produção agrícola, verificou-se a necessidade de elaborar um estudo que procure entender a influência de possíveis variações climáticas sobre essa cultura. Por meio da comparação dos dados de totais mensais de precipitação pluviométrica e do total de produção, área de plantio, colheita e perda de milho safrinha, obtidos por meio do IAPAR e SEAB/DERAL, com a utilização de métodos estatísticos foi possível estabelecer uma relação entre períodos com diminuição dos totais mensais de chuva, que resultaram em quedas de produção de milho 2ª safra em Londrina (PR).
Downloads
Referências
AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. 10.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
BERGAMASCHI, H.; MATZENAUER, R. Milho. In: MONTEIRO, J. E. B. A. (org). Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INMET, 2009.
BERNARDES, L. R. M. Café e Geada: Levantamento sistemático da ocorrência e distribuição espacial do fenômeno e distribuição espacial do fenômeno nas regiões cafeeiras dos Estados de São Paulo e Paraná no período 1870-1975. Dissertação (Mestrado), São Paulo, 1982.
CRUZ, J. C.; PEREIRA FILHO, I. A.; DUARTE, A. P. Milho safrinha. Disponível em <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fya0krse02wx5ok0pvo4k3mp7ztkf.html> Acesso em 10 de maio de 2012.
ELY, D. F.; ALMEIDA, I. R. de; SANT’ANNA NETO, J. L. Variabilidade climática e o rendimento da cultura do milho no estado do Paraná: algumas implicações políticas e econômicas. Geografia, Londrina, v. 12, n. 1, jan/jun 2003.
FANCELLI, A. L. Fisiologia das plantas de milho em condições de safrinha. In: SHIOGA, P.; BARROS, A. S. do R. (coord.). A Cultura do Milho Safrinha. Londrina: IAPAR, 2001.
FRANCO, A. A. N; MARQUES, O. J.; VIDIGAL FILHO, P. S. Sistemas de Produção do Milho Safrinha no Paraná. In: SEMINÁRIO NACIONAL MILHO SAFRINHA: ESTABILIDADE E PRODUTIVIDADE, 12, 2013, Dourados – MS, Anais. EMBRAPA, 2013.
IPARDES. Caderno Estatístico: Município de Londrina. Disponível em <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=86000> Acesso em 15 Fev 2014.
MAACK, R. Geografia física do estado do Paraná. Rio de Janeiro: José Olímpio Editores, 1981.
MONTEIRO, C. A. de F. Climatologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1971.
PEREIRA, Antonio Roberto. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Livraria e Editora Agropecuária, 2002.
SHIOGA, P. S.; GERAGE, A. C. Influência da época de plantio no desempenho do milho safrinha no Estado do Paraná, Brasil.: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 9, n. 3, 2010. DOI: https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n3p236-253
TSUNECHIRO, A; GODOY, R. C. B. de. Histórico e perspectiva do milho safrinha no Brasil. In: SHIOGA, P.; BARROS, A. S. do R. (coord.). A cultura do milho safrinha. Londrina: IAPAR, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado