Conceição Evaristo e Esmeralda Ribreiro: intelectuais negras, poesia e memória
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p123Palavras-chave:
Poesia, Memória, Escritoras, AfrodescendenteResumo
Este texto busca verificar a relação entre a poesia e a memória na produção de escritoras que publicam nos Cadernos Negros. Para isso, foram escolhidos alguns poemas das escritoras Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro que tratam a respeito da memória.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. 1992. “O tempo e os tempos.” Adauto Novaes, org. Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal da Cultura. 19-32.
BOSI, Ecléia. 1994. Memória e sociedade: lembrança dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. 1991. “Gênero”. José Luis Jobim. Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago.
CUNHA, Helena Parente da. 1979. “Os gêneros literários.” Eduardo Portella et al. Teoria Literária. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
EVARISTO, Conceição. 1990. “Vozes- Mulheres.” Cadernos Negros. São Paulo: Quilombhoje.
EVARISTO, Conceição.1992. “Recordar é preciso.” Cadernos Negros. São Paulo: Quilombhoje.
FOUCAULT, Michel. 1979. Microfísica do poder. Org e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 12.
FRIEDRICH, Hugo. 1978. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Livrarias Duas Cidades.
GONÇALVES FILHO, J. M. 1988. “Olhar e Memória.” Adauto Novaes, org. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras. 1: 95-124.
HEGEL, G. W. F. 1980. Estética: poesia. Tradução de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães.
LE GOFF, Jacques. 1996. História e Memória. 4.ed. Campinas: Editora da UNICAMP.
POLLACK, M. “Memória e identidade social”. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 5.10:200-212.
RIBEIRO; Esmeralda. 2004. “Ressurgir das cinzas. Esmeralda Ribeiro & Marcio Barbosa, orgs. Cadernos Negros. São Paulo: Quilombhoje.
RIBEIRO; Esmeralda & Marcio Barbosa. 2004. Introdução. Esmeralda Ribeiro & Marcio Barbosa, orgs. Cadernos Negros. São Paulo: Quilombhoje.
SAID, Edward W. 2000. Representações do Intelectual: as palestras de Reith de 1993. Lisboa: Colibri.
SANTOS, Roberto Correa dos. 1999. Modos de saber, modos de adoecer: o corpo, a arte, o estilo, a vida, o exterior. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
SOUZA, Florentina da Silva. 2005. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do
MNU. Belo Horizonte: Autêntica West, Cornel. 1999. “The dilema of the Black Intellectual.” The Cornel West: reader. New York: Basic Civitas Books. 302-315.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.