Representações Sociais do Trabalho Artesanal: Estudo de Caso de uma Associação de Artesãos em Viçosa, Minas Gerais - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v13n1p43Palavras-chave:
Representações Sociais, Associação, Trabalho.Resumo
Este artigo objetiva analisar as Representações Sociais do trabalho artesanal para os artesãos associados à Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros de Viçosa, Minas Gerais - Brasil (Adapac). Com este fim, procurou-se identificar e analisar a trajetória destes e os motivos que os levaram a se envolver com o artesanato, bem como as representações do trabalho artesanal para artesãos vinculados a esta associação. A estratégia metodológica adotada para a pesquisa consistiu no estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas a observação participante e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O método da "análise de conteúdo" foi utilizado na organização e análise dos dados. Para discussão dos resultados foram definidas duas categorias analíticas: (i) motivações para o trabalho artesanal e (ii) representações do trabalho artesanal. Os resultados mostram que este tipo de trabalho é associado como principal oportunidade de ocupação e geração de renda encontrada por alguns associados e outra como vocação e habilidades manuais. Para as mulheres, as representações sociais do trabalho artesanal relacionam-se a condição de satisfação pessoal e possibilidade de conciliação com as atividades domésticas, enquanto que, para os homens, as representações indicam a valorização da dimensão econômica do trabalho artesanal, distinguindo-o das atividades domésticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alair Ferreira de Freitas, Alan Ferreira de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.




