Rede intersetorial
o trabalho realizado durante a Pandemia de covid-19 e as limitações das Políticas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n1p154Palavras-chave:
psicologia social, pandemia, rede intersetorial, políticas públicas, ECAResumo
O objetivo deste estudo é conhecer a realidade de trabalho da rede intersetorial de proteção de crianças e adolescentes durante o período de isolamento social da pandemia de covid-19. A pesquisa foi realizada em dois municípios de pequeno porte na região metropolitana de Franca/SP e contou com uma assistente social, um diretor escolar, duas psicólogas, uma enfermeira e presidente do conselho da criança e adolescente de instituições do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da Criança e do Adolescente. Tratou-se de um estudo qualitativo cuja coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados a partir de uma análise de conteúdo temático e a partir do escopo teórico das práticas de poder e produção de significados em Michel Foucault e outros autores. Os principais resultados destacaram ambivalências entre o que está estabelecido por lei e o que efetivamente aconteceu com a rede intersetorial no contexto da pandemia, num complexo desafio para instituições, como o SDG, tendo em vista a ineficiência de coordenação efetiva do poder público, o descaso com capacitação dos profissionais e a estrutura precarizada dos serviços que resultam no mau funcionamento das políticas públicas.
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