O curso de serviço social da Unespar/Campus Apucarana: um estudo do perfil de seus egressos

Autores

  • Julio Cesar Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane F. Zorzetti Maroneze Universidade Estadual do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
  • Valdir Anhucci Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p482

Palavras-chave:

Serviço social, Formação acadêmico-profissional, Perfil do egresso.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos egressos do curso de Serviço Social da Unespar/Campus Apucarana graduados no período de 2005 a 2017, considerando aspectos socioeconômicos, formação acadêmica, condições do exercício profissional e de trabalho, além de refletir sobre o perfil de profissional que o curso se propõe a formar. A proposta metodológica está baseada em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a pesquisa de campo através do envio de questionário eletrônico. Considerando que a universidade não dispõe de um banco de dados sobre os egressos, acredita-se que o levantamento dos dados possa contribuir para discussões no curso de Serviço Social. Ademais, o artigo atenta para a necessidade da criação de um portal do egresso no site instituicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Martins, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Serviço Social e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/Campus Apucarana. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-UEL

Luciane F. Zorzetti Maroneze, Universidade Estadual do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Assistente social, professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR/Campus Apucarana. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina-UEL.

Valdir Anhucci, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Serviço e Politica Social pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Professor do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR/Campus Apucarana.

Referências

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social: com base no currículo mínimo aprovado em assembléia geral extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de; ALENCAR, Mônica Maria Torres de. Serviço Social: trabalho e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 119-171.

BOSCHETTI, Ivanete. Condições de trabalho e a luta dos(as) assistentes sociais pela jornada semanal de 30 horas. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 107, p. 557-584, jul/set. 2011.

BRASIL. Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010. Acrescenta dispositivo à Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do assistente social. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, D.F, p. 3, 27 ago. 2010.

BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e as Leis nos 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, D.F., 14 jul. 2017.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma operacional básica de recursos humanos NOB/RH-SUAS. Brasília, 2006.

CARDOSO, Isabel Cristina da Costa et al. A especificidade do curso noturno: as dimensões pedagógicas e cultural na revisão curricular. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 1, 1993.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (org.). Assistentes sociais no Brasil: elementos para o estudo do perfil profissional. Brasília: CFESS, 2005.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. CFESS manifesta. Brasília: CFESS, 2017. Edição especial: A contrarreforma trabalhista. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/2017-CfessManifesta- ContrarreformaTrabalhista.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Grupo de Estudos sobre Serviço Social na Educação. Subsídios para o debate sobre serviço social na educação. Brasília: CFESS, 2011. Disponível em: http://cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf. Acesso em: 17 out. 2018.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução CFESS n.º 383/99 de 29/03/1999. Caracteriza o assistente social como profissional da saúde. Brasília, DF: CFESS, 1999 Disponível em: www.cfess.org.br. Acesso em: 17 out. 2018.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução CFESS nº. 273/1993, de 13 março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção I, Brasília, D.F, p. 4004 a 4007, 30 mar. 1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 218/1997. Reconhece o assistente social e outros como profissionais de saúde. Brasília, DF: CNS, 1997. Disponível em: www.conselho.saude.gov.br. Acesso em: 17 out. 2018.

DELGADO,Leila Baumgratz. Espaço sócio-ocupacional do assistente social: seu arcabouço jurídico-político. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 113, p. 131-151, jan./mar. 2013.

FECEA - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIA ECONÔMICAS DE APUCARANA. Proposta de readequação da matriz curricular do curso de Serviço Social. Apucarana: FECEA, 2009.

GOHN, Maria da Gloria. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. v. 123.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Diagnóstico socioeconômico do território Vale do Ivaí. Curitiba: IPARDES, 2007.

PARANÁ. Decreto-lei nº 8.128, de 26 de out. de 2017. Renova o reconhecimento, pelo prazo de 04 (quatro) anos, a partir de 24 de março de 2016 até 23 de março de 2020, do Curso de Graduação em Serviço Social – Bacharelado. Diário Oficial [do] Estado do Paraná, Curitiba, PR, 27 out. 2017, nº 10.057.

PORTES, Lorena Ferreira. Os fundamentos ideo-políticos da direção social que orienta a formação profissional em Serviço Social no Brasil: a apreensão de assistentes sociais docentes que atuam em escolas paranaenses. 2016. 368 f. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
RAICHELIS, Raquel. Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no Suas. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 104, p. 750-772, out/dez. 2010.

SILVA, A. C. B. Das diretrizes curriculares à construção dos projetos pedagógicos em cada instituição. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 8, p. 19-25, 1998.

UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Portal do egresso. Londrina: UEL, [2018]. Disponível em: http://www.uel.br/proplan/egresso/portal/. Acesso em: 4 nov. 2018.
UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Apresentação geral da instituição. Paranavaí: UNESPAR, [2018]. Disponível em: http://www.unespar.edu.br/a_unespar/introducao. Acesso em: 20 jul. 2018.

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. O curso de Serviço Social. Paranavaí: UNESPAR, [2018]. Disponível em: http://www.fecea.br/humanas/mostrar_curso.php?id=6. Acesso em: 20 jul. 2018.

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Resolução n. 09/2015. Aprova a adesão da Unespar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a distribuição de vagas nos Cursos de Graduação da Unespar para o SiSU e para o Processo Seletivo Próprio (Vestibular). Paranavaí: Unespar, 2015. Disponível em: http://www.unespar.edu.br/a_reitoria/atos-oficiais/cepe/resolucoes/2015/resolucao_009_2015_cepe.pdf. Acesso em: 4 nov. 2018.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

MARTINS, Julio Cesar; MARONEZE, Luciane F. Zorzetti; ANHUCCI, Valdir. O curso de serviço social da Unespar/Campus Apucarana: um estudo do perfil de seus egressos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 482–504, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n2p482. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/38541. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos